Improbidade

Maranhão é o segundo estado que mais moveu ações de improbidade no Brasil

A Procuradoria da República no Maranhão (PR-MA), no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017, moveu 255 ações de improbidade

OESTADOMA.COM / com informações do MPF-MA

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Do total de ações propostas, 67,8% são da esfera criminal e 32,2 % da cível.
Do total de ações propostas, 67,8% são da esfera criminal e 32,2 % da cível. (Condenação)

SÃO LUÍS – O Maranhão é o segundo estado que mais moveu ações de improbidade administrativa no país, atrás somente da Bahia. A Procuradoria da República no Maranhão (PR-MA), no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017, moveu 255 ações de improbidade.

“Essa posição no ranking, de um lado, denota o mau uso dos recursos essenciais para a cidadania por parte dos gestores públicos, por outro lado, demonstra que o Ministério Público Federal no Maranhão busca respostas para as demandas da população. Nosso objetivo sempre é, principalmente, o combate à corrupção”, concluiu o procurador da República Juraci Guimarães Júnior.

Do total de ações propostas, 67,8% são da esfera criminal e 32,2 % da cível. A PR/MA ajuizou 851 ações; a PRM/Bacabal, 83; a PRM/Imperatriz, 152; a PRM/Caxias, 108, e a PRM/Balsas propôs 51 ações.

Denúncias

Dentre representações de irregularidades, inquéritos policiais e procedimentos investigatórios, o MPF propôs 775 denúncias ao longo do ano de 2017.

Área de atuação cível

Entre as ações da esfera cível, o Maranhão também foi destaque nacional em relação a outras unidades do MPF no país. No ano passado, com 400 ações, sendo 109 civis públicas, o MPF-MA ocupou o 4º lugar no ranking, precedido por Minas Gerais, Pará e Bahia.

Atendimento ao cidadão

Qualquer cidadão pode fazer denúncias presencialmente no MPF, ou em tempo real, por meio da Seção de Atendimento ao Cidadão (SAC) e ainda, anexar materiais que comprovem as irregularidades. O espaço na internet destinado também para solicitação de informações, está disponível em aplicativo para sistemas iOS e Android desde de abril de 2016.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.