Combustível

Iniciada fase de testes no berço 108 do Porto do Itaqui

Novo cais, que recebeu o navio Shamrock Mercury para movimentação de etanol, consolidará o Itaqui como importante entreposto de derivados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Navio Shamrock Mercury atracado no berço 108 do Itaqui, área que em breve movimentará granéis líquidos
Navio Shamrock Mercury atracado no berço 108 do Itaqui, área que em breve movimentará granéis líquidos (itaqui)

Com capacidade para elevar em 30% a capacidade de movimentação de granéis líquidos, o que equivale a 4 milhões de toneladas/ano, o berço 108, no Porto do Itaqui, em São Luís, está passando por fase de testes. Ontem, o navio de bandeira panamenha Shamrock Mercury atracou naquele cais para movimentar etanol.
Este é o primeiro teste no berço 108, que está em fase de conclusão, aguardando a implantação de dutos, previsto para entrar em operação até o fim deste semestre. Na visita que fez ao Maranhão, no início do mês, para inaugurar trecho da BR-135, o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, foi até o Porto do Itaqui, onde tomou conhecimento do andamento das obras do novo berço.
As obras do berço 108 foram iniciadas em 2012, como parte das ações do programa de ampliação e modernização das instalações portuárias do Itaqui, previsto no plano de negócios da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap).
A entrada em operação do berço 108 irá fortalecer ainda mais o Porto do Itaqui como importante entreposto do Norte de Nordeste de movimentação de combustíveis e é resultado da política de atração de investimentos desenvolvida pela então governadora do Maranhão, Roseana Sarney, assim como outras obras de grande porte fundamentais para o desenvolvimento do estado.
Hoje, o Itaqui conta com uma estrutura de oito berços de atracação de navios, tendo vocação para movimentação de granéis sólidos e líquidos. Historicamente, as duas cadeias que concentram grande parte do volume são a produção de grãos - exportação de soja e milho – e a movimentação de produtos petrolíferos – importação de diesel e gasolina.
Segundo balanço da Emap, ano passado, o Porto do Itaqui registrou recorde na importação de etanol, com o volume histórico de 212% maior do que em 2016.

Mais

Sobre o Itaqui

O Porto do Itaqui foi administrado pela Companhia Docas do Maranhão (Codomar), subordinada ao Governo Federal, no período de 1973 até 2001. Em 1° de fevereiro de 2001, por meio do Convênio de Delegação n° 016/00 assinado entre o Ministério dos Transportes e o Governo do Estado, o Porto do Itaqui passou a ser gerenciado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). Suas conexões com importantes ferrovias, como a Estrada de Ferro Carajás, que se interliga com a Ferrovia Norte-Sul e Transnordestina fazem do Itaqui um corredor importante para o Centro-Oeste do Brasil. São mais de 20 milhões de hectares de hinterlândia (área economicamente servida pelo porto), 2.550 km de ferrovias e 55 quilômetros de rodovias estaduais e federais a partir da BR-135.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.