Trânsito perigoso

Semáforos apagados causam transtornos

Situação ocorre na Camboa há alguns dias e atrapalha motoristas e pedestres; problema começou com as primeiras chuvas que atingiram a Ilha

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

Alguns semáforos apagados na Ave­nida José Sarney, na região da Camboa, em São Luís, estão causando transtornos aos motoristas e pedestres que passam por ali. Segundo comerciantes dessa região, o problema ocorre desde que começaram as primeiras chuvas.

Para os motoristas, o problema é que, no local, há um cruzamento para quem segue com destino à Rua Caramuru, que dá acesso ao bairro Alemanha ou demais travessas que vão para o bairro Liberdade.

Outro semáforo, mais à frente, também está apagado e prejudica, sobretudo, os motoristas que estão saindo da Travessa Gregório de Ma­tos ou da Rua Padre Manoel de Je­sus, com destino à Avenida José Sarney.

A situação se agrava ainda mais para os pedestres que precisam atravessar a via. Eles precisam esperar o bom senso dos motoristas para que possam fazer a travessia. É o que confirmou o autônomo Wellington Silva, de 30 anos.

“É muito difícil conseguir passar aqui. A gente tem de ficar esperan­do a boa vontade dos motoristas para pararem, mesmo que exista a faixa de pedestres, para então conseguirmos passar. Do contrário, te­mos de esperar deixar de passar carros, como agora”, completou Wellington Silva, saindo correndo para conseguir atravessar a rua.

Segundo o lojista Fábio Silva, de 38 anos, o problema está dessa for­ma há cinco dias consecutivos, e vários acidentes já aconteceram na via. “Eles vieram fazer manutenção há uns seis dias. Passou um dia funcionando e depois parou novamente, até hoje. Já aconteceu acidente demais, carro batendo em carro, em motos e até em pedestres”, relatou.

O Estado entrou em contato com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) para saber o porquê desses problemas estarem sendo frequentes naquela via e as medidas que tomaria para resolver o problema.


Por meio de nota, a SMTT informou que o problema foi ocasionado por oscilação da rede elétrica que danificou o equipamento do sistema semafórico. A secretaria comunicou ainda que, por meio do Departamento de Engenharia e Sinalização, já está tomando as providências necessárias para solucionar o problema, no mais curto es­paço de tempo possível.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.