Prêmio Eisner 2025

Ilustradora brasileira leva prêmio de Melhor Desenhista no "Oscar dos Quadrinhos"

Bilquis Evely recebeu o prêmio de Melhor Desenhista/Arte-Finalista na 37ª edição do Prêmio Eisner.

Imirante

(Foto: Reprodução/Redes Sociais/Arquivo Pessoal)
(Foto: Reprodução/Redes Sociais/Arquivo Pessoal)

Durante a 37ª edição do Prêmio Eisner, considerado o Oscar dos quadrinhos por ser a maior premiação do universo das HQs, a quadrinista brasileira Bilquis Evely recebeu o prêmio de Melhor Desenhista/Arte-Finalista. O anúncio foi realizado na noite de ontem (30), na San Diego Comic-Con, na Califórnia (EUA).

O prêmio foi concedido pelo seu trabalho intitulado "Helen of Wyndhorn", uma graphic novel publicada pela editora Dark Horse e lançada no Brasil pela editora Suma.

“É uma honra receber o Prêmio Eisner de melhor desenhista/arte-finalista, ainda estou em choque!”, reagiu a artista em sua rede social. “Agradeço a todos que votaram, apoiaram e leram nossos quadrinhos. Agradeço também por todas as mensagens gentis e pelo carinho demonstrado pelo meu trabalho. Isso significa muito para mim!”, completou.

A desenhista já havia sido indicada anteriormente pela obra "Supergirl: A Mulher do Amanhã", em colaboração com o roteirista Tom King e o colorista Matheus Lopes, como melhor série limitada ao Eisner 2022, que estará em breve no cinema em adaptação da DC Comics.

Bilquis Evely entra para a seleta lista de brasileiros que faturaram o prêmio Eisner. Nomes como Rafael Grampá (Melhor Antologia em 2008), Fábio Moon (Melhor Antologia em 2008, Melhor Série Limitada em 2011 e Melhor Adaptação de Outra Mídia em 2016), Marcelo D'Salete (Melhor Edição Norte-americana de Material Internacional em 2018), Adriana Melo (Melhor Antologia em 2019), Fido Nesti (Melhor Adaptação de Outra Mídia em 2022) e Mike Deodato (Melhor Publicação de Humor em 2022) ganharam o "Oscar dos HQs".

Nascida em 1990, Bilquis é natural de Barueri, na zona oeste de São Paulo, e deu o pontapé inicial na sua carreira em 2009 ao atuar na revista "Luluzinha Teen e Sua Turma". Após seis anos, a artista recebeu convite da DC Comics para participar dos projetos envolvendo a Supergirl e ganhou projeção internacional e cada vez mais convites para colaborações com seu trabalho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.