Premiação

"Lamparina da Aurora" concorre no Festival Sesc Melhores Filmes

A produção maranhense concorre nas categorias melhor filme, ator, atriz, direção, roteiro e fotografia; votação está aberta e pode ser feita no site do festival

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Antonio Sabóia e Buda Lira concorrem como melhores atores; Vera Leite como melhor atriz
Antonio Sabóia e Buda Lira concorrem como melhores atores; Vera Leite como melhor atriz (Lamparina da Aurora)

SÃO LUÍS - O filme “Lamparina da Aurora”, do cineasta Frederico Machado, é um dos concorrentes do 44º Festival Sesc Melhores Filmes. A votação está aberta para público e crítica e podem ser feitas por meio do site http://melhoresfilmes.sescsp.org.br/. A produção maranhense concorre em diversas Categorias. Filme, ator (Antonio Saboia e Buda Lira), atriz (Vera Leite), direção, roteiro e fotografia (Frederico Machado).

"Lamparina da Aurora" ficou em cartaz nos cinemas em São Luís e em diversas salas do pais. Trata-se de um suspense psicológico, que conta a estória de um casal de idosos que recebe todas as noites a visita de um jovem misterioso. O longa é baseado na obra poética do pai do cineasta, o poeta Nauro Machado que no filme interpreta um ser onisciente, que ora aclara ora obscurece os mistérios da trama.

Este é o terceiro longa-metragem de Frederico Machado, que já dirigiu “O exercício do caos” e “O signo das tetas”, filmes premiados, que tiveram grande repercussão em festivais e que foram muito bem recebidos pela crítica especializada.

O elenco conta com Buda Lira (Aquarius), Antônio Sabóia (O Lobo Atrás da Porta) e Vera Leite. O filme teve sua estreia em janeiro de 2017 na 20ª Mostra de Tiradentes, onde ganhou o prêmio de melhor filme (prêmio Carlos Reichenbach) na mostra competitiva Olhos Livres. Segue seu caminho por festivais nacionais e internacionais, como o 40º Festival Guarnicê de Cinema (Maranhão), onde ganhou seis prêmios; o Festival FilmFest Kitzbuhel (Áustria) e o 34º Festival de Cinema de Bogotá (Colômbia).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.