Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
NA FESTA DE PREMIAÇÃO do Globo de Ouro, os artisitas se vestiram de preto para protestar contra o assédio sexual
NA FESTA DE PREMIAÇÃO do Globo de Ouro, os artisitas se vestiram de preto para protestar contra o assédio sexual
Meryl Streep estava acompanhada de Ai-jen Poo, diretora do National Domestic Workers
Meryl Streep estava acompanhada de Ai-jen Poo, diretora do National Domestic Workers

Todas de preto
Não deu outra, o preto total imperou na cerimônia do Globo de Ouro 2018. A escolha do look foi um protesto e uma demonstração de que as mulheres da indústria cinematográfica estão unidas em torno da campanha # Time's Up, que combate o assédio sexual e discriminação no ambiente de trabalho.
– (O assédio) está no mundo militar, no congresso, em todas as partes. Queremos melhorar isso. Nos sentimos responsáveis em nos manifestar – disse Meryl Streep no tapete vermelho.
Meryl, Shonda Rhimes, Reese Witherspoon, Viola Davis, Emma Watson e a imensa maioria das mulheres presentes aderiram à iniciativa e ainda compareceram à cerimônia acompanhadas de ativistas do movimento feminista.
O convite para que usassem preto veio em forma de uma carta aberta no jornal The New York Times assinada por dezenas de atrizes.

Todas de preto 2
A cerimônia pontuada por discursos fortes e emocionantes foi mais um momento marcante da grande mobilização iniciada a partir das denúncias contra Harvey Weinstein, um dos produtores mais poderosos de Hollywood.
Desde outubro, várias mulheres vieram a público denunciar abusos que culminaram nas redes no movimento #MeToo.
O manifesto vai além de Hollywood, a desigualdade de gênero em todas as áreas ganhou destaque e um fundo de defesa legal foi criado.
A partir dos milhões arrecadados, será possível proporcionar apoio legal subsidiado a mulheres e homens que foram sexualmente assediados, agredidos ou abusados no seu local de trabalho.

Os premiados
A minissérie da HBO e o filme de Martin McDonagh ganharam quatro prêmios cada um e foram os grandes vencedores da noite do Globo de Ouro.
Como previsto, o assédio sexual e a discriminação das mulheres pela indústria pairaram sobre a cerimónia apresentada por Seth Meyers.
Contexto à parte, a noite foi de Big Little Lies e de Três Cartazes à Beira da Estrada.
A primeira, a série da HBO criada por David E. Kelley a partir de um romance de Liane Moriarty, já tinha vencido oito Emmys em setembro e tem um elenco recheado de atrizes icônicas de Hollywood (além de nomes mais recentes): Nicole Kidman, Reese Witherspoon, Laura Dern, Zoë Kravitz e Shailene Woodley.

Os cinemas de rua
Não consegui ainda descobrir com precisão a data da primeira exibição de um filme em São Luís.
É certo que na década de 1950 os cinemas de rua se expandiram a ponto de haver mais de 10 casas funcionando em toda a cidade, algumas com mais de 50 cadeiras.
No centro da cidade concentravam-se quatro cinemas, cujos nomes permanecem hoje apenas na lembrança dos mais velhos: Eden, Roxy, Rialto e Passeio.
Com o crescimento da cidade, os demais espalhavam-se pelos bairros: Rex, Monte Castelo, Anil.
Com a chegada da televisão, das videolocadoras e dos shopping centers, que passaram a atrair novas e modernas salas, tudo isso, somado aos problemas da falta de segurança em geral, decretou a morte dos cinemas de rua.

Pensão alimentícia pode mudar
A pensão alimentícia entre cônjuges deverá ser fixada por um prazo certo sempre que o requerente trabalhar ou tiver plenas condições de se inserir no mercado de trabalho, resguardando-se casos excepcionais. Este é o ponto principal da proposta que altera o Código Civil. O Projeto de Lei 8207/17 foi apresentado pelo deputado Augusto Carvalho (SD-DF). Segundo o autor, ao fixar a pensão alimentícia, é preciso observar a proporção das necessidades de quem pede e os recursos de quem paga.

TRIVIAL VARIADO

Em termos de boas atrações musicais o Baile do Hawaí, que será realizado por Nacor Holanda, dia 2 de fevereiro, no Rio Poty Hotel, vai bombar. Mákina do Tempo, Argumento e o DJ Maurício Túzzolo, de SP, estão no programa.

Com o fim do recesso, entram na fase final os preparativos operacionais para o julgamento de Lula pelo TRF4, marcado para 24 de janeiro. A segurança é uma das pautas mais relevantes.

As torneiras de dinheiro público secaram para movimentos sociais e apoiadores do PT desde o fim do governo Dilma. Também por isso, paira um ponto de interrogação sobre o real poder de mobilização das esquerdas brasileiras, que ainda têm muitos aliados no Exterior.
Os americanos inventaram e os britânicos aderiram ao Dia Sem Calças no Metrô. E lá é inverno. Dos mais frios dos últimos tempos. Não há o que não haja.

Os R$ 622 milhões pagos pelo Barcelona por Philippe Coutinho são uma boa notícia para o futebol do Brasil. Não pela cifra, mas pela reafirmação de uma mística: times vencedores precisam ter, pelo menos, um craque que veste a camisa da seleção canarinho.

As 149 empresas públicas do País empregam 507 mil funcionários. Diante do déficit no orçamento e para economizar 2,5 bilhões de reais este ano, o governo federal pretende que 17 mil aceitem os programas de desligamento voluntário.

ONG da França perde tempo com pesquisa mundial para apontar os dois políticos de projeção que mais se parecem. Ganhará disparada a dupla de temperamentais Donald Trump e Kim Jong-un.

Os principais jornais do mundo destacam que “a economia venezuelana sobrevive em estado de coma. Nem sequer a tendência à alta do preço do petróleo freia a deterioração do país latino-americano”.

Uma das lições no manual de candidato que se preze inclui a recomendação: é preciso engolir sapos e não ter indigestão.

Um dado concreto: desde o impeachment da então presidente Dilma Rousseff, quando Pedro Parente assumiu a Petrobras, a estatal voltou a ser valorizada no mercado.

DE RELANCE

Uruguai e Carnaval
O empresário José Carlos Salgueiro, com toda a família, passou as festas de fim de ano no Uruguai. E voltou de lá apaixonado pelo pequeno país. Aliás, pouco se badala no Brasil, mas o Uruguai tem o Carnaval mais longo do mundo. A festa começa no fim de janeiro e continua até meados de março. Durante aproximadamente 40 dias, milhares de pessoas vão as ruas ou casa de espetáculos acompanhar as diversas atrações, que se exibem em todo país, e são marcadas pela mistura das culturas africana e europeia.

Uruguai e Carnaval 2
Iniciado em Montevidéu, é uma das tradições mais antigas e populares da cultura uruguaia. O pontapé inicial é dado todos os anos com o Desfile Inaugural na Avenida 18 de Julio, que este ano acontece no dia 25 de janeiro. Todos os grupos que intervêm no concurso oficial da capital participam acompanhados de carros alegóricos e cortejo de Rainhas do Carnaval. Além da apresentação na avenida 18 de Julio, existem os famosos desfiles de “Llamadas”.

Uruguai e Carnaval 3
Com forte influência da cultura africana, sob o som do Candombe, este ano ocorrerão nos dias 8 e 9 de fevereiro e passarão pelo bairro Sur e Palermo, também na capital uruguaia. A tradição evoca e lembra os encontros dos escravos, que se reuniam fora da cidade durante os séculos XVIII e XIX. A força e o colorido do ritmo africano fazem os visitantes vibrarem.

Uruguai e Carnaval 4
A manifestação caracteriza-se pelo diálogo de três tipos de tambores: chico, repique e piano. O comovedor espetáculo é o maior no mundo quando se trata de tambores sendo tocados ao mesmo tempo: são mais de 2500 instrumentos unissonantes, arrepiando a alma dos espectadores. Além de curtir e dançar baixo o som dos tambores do Candombe, o visitante poderá desfrutar da Murga, ritmo de origem espanhola que mistura teatro, paródia, humor e melodia.

Uruguai e Carnaval 5
Em tempo: durante mais de quatro semanas os grupos carnavalescos de Murgas, Parodistas, Humoristas e Revistas Musicais participam do Concurso Oficial do Carnaval, onde apresentam com humor e sátira a visão do país e do mundo, acompanhados de diversos arranjos corais, vestuários chamativos e maquiagens criativas. Além de Montevidéu, todas as cidades do interior do Uruguai têm seus desfiles inaugurais.

Virada de 180 graus
O presidente do Senado, Eunício Oliveira, MDB até debaixo d’água, autorizou o PT do Ceará a divulgar o seu apoio ao movimento Tô com Lula, que defende o ex-presidente no julgamento que ocorrerá dia 24. Em outras ocasiões, lideranças petistas acusaram Eunício de golpista e de integrar a ala dos cartolas do seu partido comprometida com atos ilícitos.

Impopular e eficiente
A revista “IstoÉ” resume bem, em matéria do fim de semana, o governo de Michel Temer sob o ponto-de-vista dos resultados para o País: “A aprovação de Temer é só de 6%, mas a economia vai de vento-em-popa. A inflação é a mais baixa dos últimos 20 anos, a taxa de juros a menor da história e o crescimento do PIB chegará a 3% em 2018 – uma recuperação incontestável”.

Compras online
Se você reclama dos carros-fortes parados a qualquer hora e em qualquer lugar, prepare-se. O crescimento das compras online nos Estados Unidos acendeu uma luz vermelha que, em breve, poderá também ser vista no Brasil. Como as mercadorias precisam ser entregues nas casas dos consumidores, algumas regiões experimentam problemas com caminhões e vans das transportadoras estacionados em locais impróprios.

Compras online 2
Além disso, as embalagens de papelão usadas para proteger as mercadorias transformam-se em montanhas extras de lixo nos pátios e nas calçadas dos americanos. O argumento de que comprar pela internet é mais sustentável, porque evita deslocamentos e consumo de combustível, já não é mais tão inquestionável assim.

Para escrever na pedra:
“Quando você vai ficando velho, todas as dúvidas se tornam duas ou três. Por quanto tempo? E o que eu faço com o tempo que ainda tenho?” De David Bowie (1947-2016), músico e compositor, cujo nascimento completou 71 anos ontem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.