Cidades | Fiscalização Aquaviária

Operação de Verão é intensificada em embarcações do MA

Desde o dia 22 de dezembro, a Marinha do Brasil iniciou fiscalização em São Luís, Barreirinhas, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa e Viana, entre outros
05/01/2018
Fiscalização da Marinha acontece em pequenas e grandes embarcações

Nos meses de dezembro a fevereiro, por causa das férias, o fluxo de pessoas viajando é grande, utilizando os mais diversos meios de transportes, sejam eles terrestre, aéreo ou aquático. Pensado nisso, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, tem intensificado os trabalhos de fiscalização no período, em todo o Brasil. Em São Luís, além dos trabalhos realizados na capital, também haverá fiscalização em Barreirinhas, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa, Viana, entre outros.

Desde o dia 22 de dezembro do ano passado, a Marinha do Brasil iniciou os serviços de fiscalização. A operação é voltada para a intensificação de ações de conscientização e de fiscalização do tráfego aquaviário nas áreas de maior concentração de embarcações, sobretudo as de esporte e recreio e de turismo náutico, por ocasião de férias e feriados prolongados.

Durante o período de férias e feriados, os problemas mais encontrados são os acidentes em embarcações de esporte e recreio, que somam 40% dos casos, o que resulta em grandes consequências, que, por vezes, são fatais. No ano de 2017, foram verificadas cinco mortes durante a operação de verão. Para este ano, a fim de zerar esse número, a Marinha criou a Operação Travessia Segura, que fiscaliza e reforça os cuidados nos ferry-boats, embarcações que fazem o trajeto São Luís – Alcântara, além de lanchas.

Trabalhadores das embarcações são orientados sobre segurança

Segundo o comandante André Luiz Trindade, da Capitania dos Portos, em 2017 foram realizados cerca de 6 mil apreensões e 200 notificações. “No período, nós contamos com a colaboração dos condutores e passageiros, para que tenham os devidos cuidados, utilizando todo o equipamento de segurança indicado”, disse.

Cuidados

Utilizar os equipamentos de segurança
Condutor observar as mudanças climáticas
Condutor observar a quantidade indicada de passageiros
Ao sair o condutor deve identificar à marinha a rota da viagem (ida e volta)

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte