Perigo

Buraco em calçada traz riscos a pedestres do Turu

Situação é causada por uma caixa de esgoto sem tampa, que fica encoberta por mato e acumula insetos; perigo de acidentes é grande

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Buraco em calçada causa perigo para quem transita na Rua C
Buraco em calçada causa perigo para quem transita na Rua C (buraco)

Pedestres que transitam por uma calçada na Rua C, no Jardim Atlântico, no Turu, estão sujeitos a sofrer um acidente a qualquer momento. Isso porque na calçada danificada existe uma enorme cratera, causada pela falta de tampa em caixa de esgoto, coberta por mato e que jorra diariamente água de esgoto, causando mau cheiro e trazendo uma grande quantidade de insetos.

A calçada está intrafegável e, sem alternativa, os pedestres são obrigados a transitar na rua, competindo espaço com carros e mo­tos que passam com frequência pelo local. Porém, não só os pedestres sofrem com o abandono. Os motoristas também estão prejudicados.

Quem trafega pelo local tem que diminuir a velocidade e passar com muito cuidado, pois o buraco existente na calçada tem prejudicado o asfaltamento da rua, que já apresenta rachaduras, tendo sua parte inferior totalmente deteriorada, podendo o asfalto ceder a qualquer momento, causando acidentes.

Além da caixa de esgoto sem tampa, a calçada é tomada por uma grande quantidade de mato e lixo, que cobrem boa parte da passagem.

Informada sobre o problema, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), declarou que enviará uma equipe da Blitz Urbana para avaliar a situação e notificar o proprietário do imóvel, já que o problema se dá em uma rua por trás de um estabelecimento comercial, tendo o dono a obrigação de deixar a calçada em perfeito estado, além do terreno murado e limpo de acordo com a Lei de Muros e Calçadas.

Sobre o mato acumulado na calçada da Rua C, próximo à Avenida São Luís Rei de França, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana informou que ela será incluída na programação de capina das vias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.