Foco nos casos de embriaguez

258 pessoas flagradas violando a Lei Seca na Operação Réveillon

Dados se referem aos casos ocorridos na região metropolitana; no total, 14 barreiras foram montadas na Ilha e 1.730 veículos foram abordados

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Blitzen foram realizadas em 14 pontos distintos da Ilha, com apreensão de veículos e flagrantes de violação
Blitzen foram realizadas em 14 pontos distintos da Ilha, com apreensão de veículos e flagrantes de violação (Lei Seca)

A polícia confirmou que 258 pessoas foram flagradas cometendo infrações ou em violação à Lei Seca, durante a Operação Réveillon na região metropolitana (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa). De acordo com os dados, repassados a O Estado pelo Batalhão da Polícia Militar Independente (BPRV), 14 barreiras foram montadas nos dias 31 do ano passado e 1º deste ano, em pontos estratégicos e, no total, 68 veículos foram apreendidos.

Ainda segundo informações da BPRV, 1.539 testes de etilômetros foram feitos e 1.730 veículos, abordados. Em relação às infrações relativas à Lei Seca, ainda de acordo com a polícia, a maioria das pessoas (191 no total) com sinais de embriaguez paradas pelas blitzen se recusou a fazer o teste de etilômetro.

Considerando o total de veículos abordados, a cada 100 abordados em 15 deles haviam condutores em desobediência à Lei Seca. “É um índice ainda alto, o que reforça a importância do nosso trabalho de fiscalização”, disse o tenente-coronel Augusto Magalhães, comandante do BPRV no Maranhão.

Ele avalia como positivo o trabalho da polícia. “Graças ao empenho das forças policiais, foi possível chegar a estes índices que evitaram, sem dúvida, os riscos de acidentes neste fim de ano, já que a combinação álcool e volante é extremamente perigosa”, frisou o tenente-coronel.

O comandante da BPRV informou ainda que o próximo trabalho ostensivo similar acontecerá durante as prévias e no período oficial carnavalesco. No entanto, barreiras serão montadas nos doze meses deste ano. “Nos feriados, há um reforço natural no trabalho, mas não quer dizer que haverá fiscalização somente nestes períodos, pelo contrário”, afirmou Magalhães.

Relembre
Além de intensificar as fiscalizações no fim do ano, durante as prévias do Natal – de sexta-feira (dia 15 do mês passado) a domingo (dia 17 do mesmo mês) - foram fiscalizados 295 veículos em cinco pontos distintos da cidade. Na ocasião, no total, 79 CNHs foram recolhidas e 25 veículos, apreendidos.

SAIBA MAIS

A Lei Seca, aprovada em 2008, passou por diversas alterações. Atualmente, o (a) condutor (a) que ingerir qualquer quantidade de álcool estará sujeito a punições, que vão desde o pagamento de multa no valor de R$ 2.934,70, além da apreensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Em alguns casos, ou seja, quando o nível etílico superar os 0,3 mg por litro de sangue, o motorista será detido e poderá permanecer preso por até um ano.

Números

258 pessoas foram flagradas cometendo infrações ou em desobediência à Lei Seca
14 barreiras foram montadas em pontos estratégicos
1.539 testes de etilômetros foram feitos
1.730 veículos foram abordados
Fonte: Batalhão da Polícia Militar Rodoviária Independente (BPRV)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.