Mudança

Othelino Neto assume presidência da Assembleia

Com morte de Humberto Coutinho, 1º-vice-presidente é automaticamente alçado ao comando do Legislativo

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
(Othelino Neto, deputado)

A morte do deputado Humberto Coutinho (PDT) provoca uma mudança automática na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Como o pedetista era o presidente da Casa, assume em seu lugar o 1º-vice, deputado Othelino Neto (PCdoB). Até bem pouco tempo, essa ascensão seria apenas de até 30 dias, para a convocação de nova eleição.

No fim do ano passado, no entanto, o plenário da AL aprovou um projeto de resolução, de autoria do deputado Roberto Costa (PMDB), determinando que, em caso de vacância do cargo de presidente, por exemplo, assume definitivamente o 1º vice-presidente, sem necessidade de nova eleição.

O 2º-vice presidente passa a ser o 1º-vice, e assim sucessivamente, fazendo-se eleição apenas para o cargo de 4º-vice-presidente.

Suplentes - Além da mudança na estrutura da Mesa, haverá também alterações em plenário.

Primeiro suplente da coligação “Todos pelo Maranhão 4” em 2014 – aliança que contava com PSB, PDT, PCdoB e PSDB - o também pedetista Rafael Leitoa assume definitivamente como deputado estadual.

Com isso, ocorre uma terceira modificação no Parlamento estadual: o segundo suplente da mesma coligação, deputado Fernando Furtado (PCdoB), volta ao mandato, enquanto o deputado estadual Neto Evangelista (PSDB) permanecer à frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.