Rompimento da adutora

Defensoria Pública pede esclarecimento para a Caema e redução na conta de água dos usuários

Núcleo do consumidor do órgão requisitou prazo para informações e quer redução na conta dos consumidores afetados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Técnico tentam solucionar o problema na adutora
Técnico tentam solucionar o problema na adutora (ROMPIMENTO ADUTORA )

SÃO LUÍS – O núcleo do consumidor da Defensoria Pública do Estado do Maranhão notificou a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) por causa da falta de abastecimento de água em vários bairros da capital maranhense. O fim da suspensão estava marcado para as 6h do sábado (8), mas vazamentos na tubulação da adutora Sistema Italuís na região de Periz de Baixo fizeram esse prazo se estender ainda mais. Diante desta situação, a defensoria requisitou um prazo de 24 horas para o presidente da companhia esclarecer o que está acontecendo e o que está sendo feito para resolver o problema e abatimento na contas dos consumidores afetados. O Procon também notificou a Caema e as empresas que fazem parte do consórcio responsável pela obra.

LEIA MAIS

Equipes investigam motivo de problema em conexão do Italuís

Vazamento atrasa reabastecimento de água em SL

Segundo reportagem pública na edição desta segunda-feira (11) em O Estado, muitos bairros que estavam sem água desde a última quarta-feira (7) continuaram sem abastecimento, fazendo com que precisassem recorrer a meios alternativos para fazer comida, lavar roupas, tomar banho, entre outras atividades.

Com esta situação, a Defensoria Pública cobra, entre outras coisas, que as empresas informem o total das áreas atingidas com o problema. Quando o abastecimento será normalizado em sua capacidade total e que a Caema efetue abatimento no preço das contas de água com a proporção dos dias sem o fornecimento.

Segundo apurado por O Estado com as equipes da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) que estavam no local, erros na solda de uma conexão conhecida como “junta y” causaram o vazamento.

Notificação do Procon

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon-MA) também notificou a Caema por causa da situação irregular do abastecimento de água. Em nota, órgão informou que “para que, em até 48h, esclareça sobre os problemas no fornecimento de água em algumas regiões de São Luís/MA”, diz o comunicado.

Na mesma nota, o Procon pede posicionamento também das empresas. “Notificamos, também, a empresa MEMPS e o consórcio executor, formado pela EDECONSIL Construções e Locações, PB Construções e EIT Construções, para que, em até 5 dias, apresentem todos os testes de segurança e confiabilidade da nova adutora”.

Em nota, a assessoria de comunicação do Governo do Estado informou que a primeira previsão é de restabelecimento gradativo do abastecimento de água começou desde as primeiras horas desta segunda-feira (11).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.