PH

Carmem foi pura magia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Foram vistos por lá, prestigiando a casa do empresário Elício Vieira, o empresário Luiz Carlos Cantanhede Fernandes com sua esposa Melina, que são vistos com Teresa Martins e o dono da casa
Foram vistos por lá, prestigiando a casa do empresário Elício Vieira, o empresário Luiz Carlos Cantanhede Fernandes com sua esposa Melina, que são vistos com Teresa Martins e o dono da casa (PH01)

Quem esteve sábado na Praça Maria Aragão para aplaudir o espetáculo “Carmem”, mais nova montagem do Projeto Ópera para Todos, criado por Ceres Murad, saiu de lá em êxtase, por ter vivido momentos de arte e beleza encenados por crianças, sobre uma mulher cigana, no século XIX, que na Espanha desafiava as regras na cidade de Sevilha. A personagem, criada por Georges Bizet, questionava a sociedade da época, reunindo características como feminilidade, inteligência, coragem e sensualidade. E o elenco respondeu de forma simplesmente soberba.

Natal na praça
Quem saiu de casa no começo da noite da última sexta-feira para ver a abertura oficial da programação de Natal de São Luís, na Praça Dom Pedro II, não se arrependeu.
Os que foram garantem que foi um espetáculo muito bonito.
Uma menina escrevendo uma carta para Papai Noel. Colocou-a pendurada em um balão. A carta subiu e alcançou a janela principal e central do palácio e, para a surpresa de todos, o Bom Velhinho pegou e depois desceu. As crianças avançaram para cima.
Além da luminosa decoração espalhada no largo, que inclui ainda a Praça Benedito Leite, o ponto alto foi a projeção mapeada (Video Mapping), uma técnica que permite projetar imagens, vídeos e animações sobre relevos e superfícies pouco convencionais de modo a salientar determinadas características do espaço.

Natal na praça 2
A projeção do Video Mapping foi direcionada ao suntuoso Palácio dos Leões e o público ficou hipnotizado com tanta beleza: uma linda história de Natal projetada em trechos aleatórios e surreais, dentro da temática de fim de ano.
Renas, neve, cristais se quebrando, canhões de luz e muitas outras projeções. Em alguns momentos, dava a impressão de que o monumento estava se movendo, para o delírio de quem assistia.
No céu, além do show pirotécnico, a Lua completava o cenário.
Jovens, crianças, idosos, muitas famílias e turistas lá estavam e ficaram encantados.
Na primeira fila, ao lado do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior e a primeira dama Camila Holanda, estava o governador Flávio Dino.

Domingo no museu
Poucos sabem, mas o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, situado na Rua do Sol, no centro da capital, permanece aberto aos domingos e o tour no primeiro domingo de cada mês é gratuito.
Instalado numa construção do século XIX, conhecida como Solar Gomes de Sousa, o museu reúne aproximadamente 10 mil peças, entre porcelanas, coleção numismática, vidros, cristais, pinturas, esculturas, gravuras, arte sacra católica, arte de origem africana, mobiliário maranhense da primeira metade do século XIX e azulejaria de origem diversa.
Entre os destaques, os originais do livro O Mulato, obra de Aluízio de Azevedo, que fica dentro de um móvel parecido com uma petisqueira. Mas o livro, escrito a punho por ele, está fechado, por questões de conservação, o que frusta muita gente que por lá passa.

O que fizeram
O mandato presidencial no Brasil já teve quatro, cinco e seis anos. A Constituição de 1988 determinou cinco anos, reduzindo para quatro em 1994.
A reeleição surgiu em 1997. A tendência de mudar regras se vincula às circunstâncias e conveniências partidárias. Ganha quem grita mais alto.

Feirinha de domingo
O movimento caiu um pouco, mas a atmosfera familiar na Feirinha São Luís, aos domingos, na Praça Benedito Leite, continua.
O vai-e-vem começa cedo, por volta das 7h, e os destaques, entre tantas opções, é o cardápio de comidas típicas, vendidas nas barracas, a exemplo da torta
de camarão, do arroz de cuxá e de Maria Isabel, vatapá, entre outras delicias.
Há ainda as iguarias exóticas, que despertam a curiosidade dos turistas, como é o caso da juçara fresca, cujo suco é preparado na hora, e o doce de buriti. Tem ainda os frascos, como de óleo de coco babaçu e de pimenta ardente.
Isto para não citar a lista de frutas.
No Palácio do Comércio, praticamente em frente à Igreja da Sé, funciona o Jujinha Bistrô, de propriedade da chef Ana Lula, que faz maravilhas na cozinha.
As guloseimas que mais vendem aos domingos no bistrô são os empanados com massa de macaxeira e sabores diversos, sendo os mais pedidos os recheados com camarão e caranguejo.

Reforma da Previdência
O principal tema em debate na Câmara dos Deputados nesta semana é a Reforma da Previdência, uma das últimas da sessão legislativa.
Enquanto os aliados do governo, favoráveis à aprovação da reforma neste ano, continuam insistindo no convencimento dos deputados para votar a favor da reforma, os contrários à proposta estão atuando em caminho diverso.
Até os governistas têm afirmado que ainda não contam com os 308 votos necessários para aprovação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, que altera as regras do sistema previdenciário.
Na semana passada, o deputado Beto Mansur (PRB-SP), um dos principais articuladores do governo, montou uma estratégia envolvendo lideranças aliadas de mais de 20 estados para ajudá-lo no convencimento e, também, na contagem dos votos dos deputados que apoiam a aprovação da reforma.


TRIVIAL VARIADO

Hoje é dia de festejar uma das mulheres mais importantes da história do Maranhão: Dona Marly Sarney, que foi primeira dama do Maranhão e primeira dama do Brasil, está completando 85 anos.

O promotor de justiça Tarcísio Bonfim, titular da 15ª Promotoria de Justiça de Substituição Plena de São Luís, foi reeleito para o seu segundo mandato como presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (Ampem).

É amanhã, dia 5, a exposição de bijuterias e semi joias criadas pela designer Niêde Buhatem para as festas de Natal e Ano Novo. A mostra será aberta às 16h, no Pestana, e só fecha às 22h.

Está bem visível: o Brasil tem dois tipos de sem teto. São os que ficam no sereno e outros que vivem no conforto.

A indignação é grande. Vivemos no país dos fingidos. Finge-se tudo, até que a continuar assim vai ter jeito.

Na madrugada de ontem completou 50 anos que o cirurgião Christian Barnard realizou com êxito o primeiro transplante de coração na África do Sul.

No assunto: a façanha valeu a ele o reconhecimento de seus pares, e também o ódio de quem o criticou por agir como se fosse Deus.

DE RELANCE

Jantar no Cabana
A noite a última sexta-feira foi orquestrada pelo empresário Zeca Belo para festejar com um jantar na Adega do Fialho do restaurante Cabana do Sol, na Litorânea, a nova idade de sua amada Marilena, aniversariante da segunda quinzena de novembro. Noitada de boas comidas, ótimas bebidas e as melhores e mais animadas conversas, de cujo grupo participaram Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes, Ana Lúcia e Amaro Santana Leite, Ana Amélia Santos, Teresa Martins e o Repórter PH.

Deve cair
O Comitê de Política Monetária vai se reunir nos dias 5 e 6 próximos pela última vez este ano e decidirá sobre a taxa de juros para o começo de 2018. A tendência é de que venha para 7%. Será a derradeira tentativa do governo para impulsionar o consumo, reaquecendo a produção industrial. Sem isso, a arrecadação de impostos não crescerá. Os que decidem sobre o assunto já não ostentam a empáfia de outros tempos. Mantinham-se em latitudes olímpicas, inacessíveis a contestações, acima do bem e do mal.

Radiografia
Todos os serviços públicos são remunerados por impostos gerados pela sociedade que trabalha, consome, emprega, produz, transporta, sofre prejuízos, danos, perdas e corre riscos. Falta fiscalizar com rigor repetidos casos da gestão pública: administra mal, paga a maioria de forma precária, compra de modo equivocado, alimenta uma cadeia de fraudes e corrupção sob o comando de grupos que agem à luz do dia.

Raízes do endividamento
O professor e advogado Hermes Zanetti acaba de lançar o livro “O Complô: como o sistema financeiro e seus agentes políticos sequestraram a economia brasileira”. Em 1988, como deputado federal, Zaneti liderou o debate no Congresso Nacional sobre a ilegalidade do encaminhamento dado às dívidas públicas externa e interna. Naquela época, alertava para manobras que consolidariam o endividamento como o principal entrave para o desenvolvimento econômico brasileiro.

Raízes do endividamento 2
O livro de Zaneti contém informações inéditas sobre os bastidores da Constituinte e questiona a legalidade e legitimidade da dívida pública, cujo pagamento consome hoje quase 50 por cento do orçamento público federal anual. Na sua abordagem, o tema da dívida pública sai da esfera técnica e contábil passando ao âmbito da Carta Magna do país. O autor propõe uma estratégia jurídica para resgatar a economia e a sociedade da tirania do sistema financeiro e de seus agentes estatais.

No Troféu Mirante
Vem aí mais uma edição do Troféu Mirante. E na lista dos indicados na categoria Ginástica Artística, figura o atleta Caio Farias, da Academia Viva Água. Aliás, por falar em Viva Água, a academia realizou, no fim de semana, o I Torneio Interno de Judô Góes e um dos momentos mais curtidos pela criançada foi a presença do Homem de Ferro.

Diagnóstico
Em conversa recente, numa roda de cafezinho no São Luís Shopping, economistas maranhenses divergiram muito. Houve concordância em um ponto: a crise do setor público, incluindo o atraso crescente no pagamento de salários, decorre do fato de ter assumido compromissos incompatíveis com seus recursos.

O mimimi dos reitores
Apesar do mimimi dos reitores de universidades federais, a verdade foi mostrada na última semana pelo ministro Mendonça Filho, da Educação. Ele demonstrou que o MEC liberou 100% da verba de custeio prevista para todas as universidades federais em 2017. Com todo o orçamento liberado, fica evidente que nas instituições que enfrentam dificuldades, o problema só pode ser de má gestão.

Para escrever na pedra:
“Há favores tão grandes que só podem ser pagos com a ingratidão”. De Alexandre Dumas para inaugurar esta semana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.