Grupo VLI

VLI movimenta mais de 5,5 milhões de toneladas de grãos

Volume registrado até outubro deste ano pelo Corredor Centro-Norte, supera em mais de 30% o ano de 2015, quando foram movimentadas 4,2 milhões

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Carga de soja é embarcada em navio em São Luís para atendimento da demanda de países importadores
Carga de soja é embarcada em navio em São Luís para atendimento da demanda de países importadores

Mais de 5 milhões de toneladas de grãos foram movimentadas pela VLI no Corredor Centro-Norte, o volume correspondente a cargas de milho, soja e farelo transportadas até as operações do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) e do Terminal Portuário de São Luís para embarque com destino ao mercado internacional.
De acordo com informações da VLI, empresa de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, esse volume movimentado corresponde ao período de janeiro a outubro deste ano e já supera em mais de 30% o que foi registrado em todo ano de 2015.
Toda a infraestrutura da VLI no Corredor Centro-Norte do país (terminais integradores em Porto Nacional e Palmeirante, ambos no Tocantins; e operações portuárias, no Maranhão) juntamente com a Ferrovia Norte-Sul somam um investimento de R$ 1,7 bilhão e têm como meta suportar o crescimento agrícola da região.
“A VLI investiu, acredita no potencial dessa região e está pronta para atender a demanda. Um sinal de que estamos na direção certa é o que o volume de grãos movimentado este ano já é superior aos dados dos anos anteriores”, ressaltou o gerente-geral de Portos Nordeste, Leonardo Paiva.
O contexto local é de fomento de novas cargas, parcerias e crescimento. A empresa aposta no desenvolvimento de novas demandas agrícolas nas regiões de Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), Nordeste do Mato Grosso, Sul do Pará e Norte de Goiás e na consolidação de outra rota de exportação para os produtos do país.
“Com a infraestrutura que oferecemos temos condições de equilibrar o escoamento da produção do país entre os portos do Norte e do Sul/Sudeste. Estima-se que cerca de 80% da produção do Centro-Norte do Brasil é escoado pelos portos do Sul e Sudeste. Por isso, estamos fomentando a criação dessa alternativa eficiente e integrada pensando em melhorar a logística dos produtores”, explica Leonardo Paiva.
Um exemplo desse trabalho de prospecção de cargas é a parceria da VLI com a Brinave, consórcio que opera balsas no rio Araguaia entre os estados de Pará e Tocantins. A rota, inaugurada em abril, é o caminho mais novo para o escoamento da produção de soja e milho do leste mato-grossense e sudeste paraense até o porto do Itaqui, via Ferrovia Norte-Sul. A infraestrutura atual pode receber seis caminhões do tipo bi-trens e oito do rodo-trens.

Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).

Números

5,5

Milhões de toneladas
de grãos foram movimentadas pela VLI
no Corredor Centro-Norte entre janeiro e outubro

4,2

Milhões de toneladas de grãos movimentadas no ano de 2015 o recorde anterior registrado pela empresa VLI

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.