Dependentes

Usuários de drogas voltam para área na Feira do João Paulo

O Estado flagrou na manhã de ontem nove pessoas que foram atendidas em ação realizada na última terça-feira em área próxima da Feira do João Paulo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Dependentes de drogas voltaram para área na feira do João Paulo
Dependentes de drogas voltaram para área na feira do João Paulo (Dependentes de drogas voltaram para área na feira do João Paulo)

SÃO LUÍS - Mesmo após uma ação para oferecer atendimento a dependentes químicos que ficam próximo à Feira do João Paulo, em São Luís, algumas pessoas voltaram para aquele local para usar drogas. Na manhã de ontem, 30, O Estado flagrou nove pessoas usando drogas ali.

Quatro pessoas estão sendo atendidas por terem aceitado ajuda durante a ação realizada na última terça-feira, 28, pela Polícia Civil em parceria com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) e Secretaria de Assistência Social de São Luís.

Segundo o Caps AD, os quatro pacientes estão internados para tratamento. Um deles sofreu Acidente Vascular Cerebral e encontrava-se há quatro meses morando nas ruas.

Na ação ocorrida terça-feira, cerca de 250 pessoas, dentre os dependentes químicos e a população em geral, foram atendidas com serviços de aferição de pressão, exames de glicemia, teste de HIV, hemograma e outros.

“ Nos sete anos que fazemos essa ação, observamos hoje que o número de usuários está diminuindo, ou sejas, essas pessoas estão aceitando ajuda. Quando começamos, encontrávamos cerca de 150 pessoas nessa situação. Hoje, encontramos no máximo 10”, disse Marcelo Soares, diretor do Caps AD.

Sobre os que ainda continuam lá, Marcelo disse que outras atividades serão desenvolvidas para ajudá-los. “Nós podemos apenas garantir que haverão outras atividades para oferecer tratamento e atenção aos que continuam ali. Muitos deles vivem naquela feira porque trabalham carregando caixas, compras, dentre outras coisas. Aquele é o emprego deles, mesmo que vivam na rua”, concluiu. o diretor do Caps AD.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.