Reforma

Construção de quadra é suspensa em escola do Estado na capital

Obra seria realizada no C.E. João Evangelista; empresa responsável pelo serviço danificou o muro para a entrada de uma máquina, mas não o reconstruiu

Daniel Júnior / O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Cavalo pasta em área interna da escola, cujo muro foi derrubado
Cavalo pasta em área interna da escola, cujo muro foi derrubado

SÃO LUÍS - Ainda não foi iniciada a construção de uma quadra na parte interna do Centro de Ensino João Evangelista, escola da rede pública estadual, no São Francisco. A placa que continha informações referentes à obra, fruto de parceria entre os governos Estadual e Federal, foi retirada. O problema é que a empresa responsável pelo serviço achou necessário quebrar uma parte do muro principal da instituição de ensino para a entrada de uma máquina que seria utilizada na construção, mas, até o momento, não o reconstruiu. Estudantes exigem do Governo uma explicação e reclamam também da falta de água e limpeza dos bebedouros da escola.

“Prometeram que teríamos uma quadra aqui, mas a situação é essa. Nada foi feita! É muito difícil estudar aqui. Não temos água para beber. Os bebedouros não são limpos. Já encontramos até barata”, relatou a estudante Lesllen Caroline, de 15 anos. A equipe de O Estado recebeu de alunos que preferiram não se identificar fotos que mostram baratas próximo aos bebedouros.

A diretora da escola estadual, Élcia Luciene, falou sobre a situação da unidade de ensino. “A empresa responsável pela construção da quadra não pôde mais fazer por problemas com os recursos, que não foram enviados pelo Governo Federal. O muro da escola está assim porque a empresa que realizaria o serviço precisou quebrar para a entrada de uma máquina justamente para a execução da obra. A placa sobre a construção foi roubada pela própria população. Vamos consertar esse muro com dinheiro próprio”, relatou.

Sobre a falta de água e limpeza, a gestora escolar alegou que na escola só tem água um dia sim outro não e que os bebedouros são limpos constantemente.
O Governo do Estado se posicionou por meio de nota sobre a suspensão da construção da quadra e de outras reivindicações dos estudantes. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), “os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação, destinados para a execução dos serviços, foram suspensos pelo Governo Federal”.

Baratas foram fotografadas por estudantes em área interna da escola
Baratas foram fotografadas por estudantes em área interna da escola

Mais

Nota da Seduc

Com relação à construção da quadra no Centro de Ensino João Evangelista, no bairro São Francisco, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclarece que os recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação, destinados para a execução dos serviços, foram suspensos pelo Governo Federal. A Seduc aguarda a liberação destes recursos para a retomada da obra.

Sobre os bebedouros, a gestão escolar informa que realiza limpeza e higienização dos mesmos periodicamente, e quanto à falta de água, ressalta que o abastecimento é regular e que sempre faz gestões internas no sentido de evitar a falta de água para a comunidade escolar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.