Novidade

FMF divulga tabela e regulamento do Maranhense

Os clubes têm 10 dias para sugerir eventuais alterações antes da divulgação do regulamento e tabela da disputa.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

SÃO LUÍS - A Federação Maranhense de Futebol (FMF) apresentou mudança na fórmula de disputa do Campeonato Maranhense durante o congresso técnico que foi realizado na manhã de ontem, no auditório do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MA). De acordo com o novo formato da competição, ela terá uma fase classificatória, com os quatro melhores avançando para a semifinais e a competição será realizada entre os dias 21 de janeiro e 8 de abril. Os clubes têm 10 dias para sugerir eventuais alterações antes da divulgação do regulamento e tabela da disputa.

O diretor de competições da FMF, Hans Nina, lembrou que em virtude da Copa da Russia, os estaduais em 2018 serão mais curtos. “Temos apenas 18 datas cedidas pela CBF e como fazemos parte da região Nordeste, perdemos cinco datas por causa da Copa do Nordeste. Ficamos com apenas 13 datas para o Campeonato Maranhense e realizaremos em 11 datas. As duas datas abertas são o feriado de carnaval, que historicamente não conseguimos fazer jogos aqui no Estado, e o dia 24 de janeiro”, comentou.

A fase de grupos será disputada apenas com jogos de ida, com cada equipe realizando sete jogos e os quatro melhores avançam para as semifinais, com cruzamento olímpico. No mata-mata serão jogos de ida e volta, com o time de melhor campanha na classificação geral, jogando pelo empate agregado e com a vantagem de realizar o jogo de volta como mandante.

Quanto ao rebaixamento, assim como nos anos anteriores, apenas um time será rebaixado para a Série B do Campeonato Maranhense e o campeão da Série B garante o acesso para a elite do futebol maranhense.

O Campeonato Maranhense contará com limite de inscrição de 35 jogadores para cada equipe, como ocorreu na Série C em 2017. Somente o goleiro poderá ser substituído.

Além do título, o campeão maranhense de 2018 garante vagas na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste do ano seguinte, enquanto o vice-campeão tem garante a presença na Copa do Brasil. O melhor clube do torneio, que não dispute as Séries B ou C, garante a vaga na Série D.

Durante o congresso técnico, a FMF também apresentou o calendário para as outras competições em 2018. A Série B do Campeonato Maranhense está prevista para ser realizada nos meses de junho e julho. O campeão do torneio de acesso, além de garantir a vaga no Estadual de 2019, disputará o torneio que indicará o segundo representante maranhense na Série D de 2019.

O torneio seletivo para a Série D passou por votação e foi aprovado com oito votos Santa Quitéria, Timon, Bacabal, Cordino, Imperatriz, Moto e São José. A penas o MAC foi contra. O torneio seletivo garantirá a segunda vaga do Estado na Série D de 2019. A competição será sub-23, mas terá um limite de atletas que poderão ser inscritos com idade acima do definido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.