Indefinição

STJD decide futuro do Estadual na próxima quinta-feira (11)

Superior Tribunal de Justiça Desportiva vai julgar recurso do Sampaio e decidir como ficará as finais do returno

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Futuro do Campeonato Estadual será decido na Justiça
Futuro do Campeonato Estadual será decido na Justiça (TJD ESTADUAL )

SÃO LUÍS - Depois do pessimismo do presidente da Federação Maranhense de Futebol (FMF), Antônio Américo, e do advogado do Sampaio, Jorge Viveiros, que acreditavam durar, pelo menos 15 dias, o prazo para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) julgar recurso do Sampaio que paralisou o Estadual, chegou a informação de que o STJD incluiu o processo na sua pauta de votação da próxima quinta-feira (11). Isso significa que a competição deve ficar menos tempo paralisada, mas deixa claro também que as equipes envolvidas na disputa terão de conciliar o novo calendário com o Campeonato Brasileiro.

Em seu site oficial, o STJD informa que o seu pleno realizará sessão com análise de 16 processos nesta quinta-feira, dentre este o que o Sampaio, que recorreu de decisão do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), que deu direito ao Moto em relação a vantagem de jogar pelo empate na semifinal do segundo turno do Estadual. Em sua decisão, o tribunal considerou que o Rubro-Negro, por ter avançado em primeiro no seu grupo, jogava pelo empate no jogo decisivo que terminou em 2 x 2.

Em seu argumento para pedir a suspensão do certame no superior tribunal, o Tricolor afirma que o julgamento não teve isenção e desrespeitou o regulamento do campeonato. “Nenhum desses cinco auditores [do TJD] tem a mínima noção dos custos e o que é administrar um clube de futebol. Vamos recorrer e temos certeza que, lá, vai ocorrer um julgamento isento”, disse o presidente do Sampaio, lamentando os gastos que teve com a logística do clube para ir enfrentar o Cordino, em Barra do Corda, em jogo que foi adiado às vésperas.

Em seguida, foi a vez de o Moto ter sua partida contra o Cordino suspensa às vésperas da realização após decisão do STJD. “Haverá a entrega da taça, medalhas, declaração de campeão e vice-campeão, e caso o STJD venha reformar a decisão do TJD/MA, nada disso terá valor, e o torcedor, clube, federação, atletas, dirigentes, patrocinadores certamente serão os grandes prejudicados. E nesse caso, ainda haverá a possibilidade dos ingressos vendidos serem aproveitados para a partida futura”, publicou o STJD para justificar sua decisão parar a disputa.

Outro imbróglio causado pela paralisação do Campeonato Maranhense é o calendário espremido pela disputa da Série C do Campeonato Brasileiro, que tem Sampaio e Moto como representantes do estado. As duas equipes, inclusive, se enfrentam na primeira rodada.

A partida entre os maranhenses será realizada neste sábado (13), no estádio Castelão, às 16h.

Mais coisas em jogo

Além do título de campeão estadual, a briga na Justiça para Sampaio e Moto significa muito mais, pois vale vagas na Copa do Brasil e Copa do Nordeste do próximo ano. O time que não conseguir vaga na final do segundo turno está automaticamente fora destes dois torneios nacionais do próximo ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.