Enem

Primeiro dia de provas do Enem é marcado por tranquilidade

Ansiedade, expectativa e movimentação intensa marcam o primeiro dia de provas em São Luís, mas o seletivo foi considerado tranquilo; tema da redação abordou a inclusão de surdos no processo de educação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

SÃO LUÍS-As provas do primeiro domingo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreram em clima de tranquilidade em São Luís. Ás 11h20 da manhã de ontem, 5, era intensa a movimentação de candidatos que iriam participar do primeiro dia de provas do exame. Na Universidade Ceuma, campus do Renascença, um dos maiores locais de prova de São Luís, era a grande a quantidade de pessoas que se aglomeravam no local, antes mesmo dos portões serem abertos.

Mesmo sem ter como se proteger do forte sol, os participantes formaram uma grande fila nas laterais da instituição. As provas aconteceram uma hora mais cedo em São Luís, seguindo o Horário de Brasília, em decorrência do Horário de Verão. No Maranhão, os portões foram abertos às 11h e fechados ao meio-dia (horário local).

Nesse primeiro domingo, foram aplicadas as provas de Linguagem, Ciências Humanas e a redação com o tema “Desafios para formação educacional de surdos no Brasil”, durante 5h30. Na segunda etapa, no próximo domingo, dia 12, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, durante 4h30.

Trânsito

Guardas da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) controlavam o trânsito nas vias de acesso próximos aos locais de prova, para evitar que os candidatos se atrasassem por causa do trânsito. Por meio de portaria, a Prefeitura de São Luís determinou a circulação de 100% da frota de ônibus ontem. O intuito foi garantir que o transporte público operasse em sua totalidade para beneficiar os estudantes.

Na Universidade Ceuma, minutos antes de fechar o portão, começou a correria dos candidatos para conseguir fazer o certame. Nesse momento, um grupo de jovens com cartazes se posicionaram em frente à instituição e acenavam para os participantes, avisando que já estava em cima da hora.

Candidatos

Após sofrer um acidente e machucar a perna, o estudante Rodrigo Alfredo, de 17 anos, não deixou de ir fazer a prova. Ele chegou ao local com muitas dificuldades, acompanhado de duas amigas. “Estava jogando bola quando me machuquei, mas não vou deixar de fazer a prova do Enem. Estudei e acredito que vou conseguir tirar uma nota considerável”, relatou.

Com uma das pernas enfaixadas e utilizando muletas, o candidato do Enem Antônio Marcos Sousa da Silva encontrou dificuldades para chegar na sala do terceiro andar da instituição, onde iria fazer a prova. “Não consegui utilizar o elevador”, disse.

A estudante de Direito Cássia Layse, de 21 anos, estava indo fazer a prova novamente para testar os seus conhecimentos. “Eu já faço curso superior, mas vim fazer a prova do Enem mais uma vez para verificar os meus conhecimentos, principalmente em relação a redação”, explicou.

Expectativa

O estudante Wanderson Lima, de 20 anos, estava ansioso com a redação “Estou na expectativa em relação à redação. Estudei sobre vários assuntos.”, palpitou.

A dona de casa Claudinete Diniz Barros, de 47 anos, acompanhou a filha de 16 anos para fazer a prova e disse estar confiante de que a estudante vai conseguir tirar uma ótima nota. "Minha filha estudou e se dedicou. Acredito no potencial dela. Ela quer fazer Psicologia ou Arquitetura. Tem meu apoio e de toda a família”, explicou, contente. O mecânico José Francisco Pereira de Azevedo, de 38 anos, também foi acompanhar o filho de 18 anos para o certame. “Meu filho quer fazer ciências veterinárias e fazer a prova é o primeiro passo para ele conseguir uma vaga em alguma universidade. Confio nele”, finalizou.

Especial

Foram aprovados 1.235 atendimentos especializados no Maranhão. A maioria dos casos é de deficiência física, baixa visão e deficiência auditiva. Serão usados 2.387 recursos de acessibilidade, sendo 56 videoprovas traduzidas em Libras, novidade desta edição. Também serão 709 atendimentos específicos, 52,2% para lactantes.
O estado teve sete solicitações aprovadas para atendimento pelo nome social, três delas na capital.

Perfil no Maranhão

No próximo dia 12 acontece o segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). NBi Maranhão foram 286.075 candidatos inscritos. O número é 4,2% do total de 6.731.203 inscritos. As provas são aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em 79 municípios, mesmo número do ano passado, apesar do número de participantes ser 12,7% menor.

No Enem 2016, o estado teve 327.800 participantes. A queda no número de inscrições é consequência do Enem ter deixado de certificar o Ensino Médio, tarefa que voltou ao Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

No Maranhão, 19,9% dos participantes são pagantes; 59,5% foram isentos do pagamento da taxa de inscrição em função da Lei ou do Decreto; e 20,6% obtiveram a gratuidade automática por estarem concluindo o Ensino Médio na rede pública em 2017. Em relação à situação de ensino; 67,3% já concluiu o Ensino Médio; 22,7% é concluinte este ano; e 9,5% concluirá após 2017 (treineiros).

Do total de participantes do Maranhão, 59,8% são mulheres e 40,2% são homens.

Enem

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.