Fuga

Apenados fogem da APAC em Paço do Lumiar

Fato ocorreu no último sábado e até ontem os dois homens não tinham sido localizados; Seap nega responsabilidades sobre o caso

Ismael Araujo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

SÃO LUÍS - A polícia ainda ontem não havia conseguido recapturar Oseias Pereira de Sousa e Antônio Ribeiro Monteiro que fugiram da sede da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de São Luís, localizada em Paço do Lumiar, no último sábado.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou, por meio de nota, que a APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de São Luís, bem como as outras cinco associações dessa metodologia existentes no Maranhão, não é de responsabilidade direta dessa secretaria.

Ainda de acordo com a nota, as APAC’s são apenas conveniadas à gestão prisional. Elas são instituições completamente independentes e sem qualquer responsabilidade, seja administrativa ou operacional, por parte do Governo do Estado.

A Seap também explicou que a APAC é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que se dedica à recuperação e reintegração social dos condenados. Ela é auxiliar do Poder Judiciário e Executivo, respectivamente na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade.

Mais fuga

No último dia 8, a polícia registrou a fuga de sete presos de uma das celas da unidade prisional da Central de Flagrantes, situada na Avenida Francisco Carlos Jansen, na cidade de Timon. Ainda ontem, apenas um dos sete foragidos havia sido localizado. Trata-se de Ismael da Silva Miranda (morador da Bela Vista, em Timon). Continuam foragidos Francisco Hélio de Sousa morador de Altos/PI; João Victor Fernandes de Matos (morador do bairro Água Mineral, em Teresina/PI); Wesley Pereira da Silva (morador do bairro Mocambinho, em Teresina/PI); Valdson Sousa Filho (morador do bairro Cidade Nova, em Timon); Frank Maison do Rêgo Cardoso (de endereço não confirmado) e Wellington de Sousa Pereira (também de endereço não confirmado).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.