Teatro

Clássicos da literatura no palco do Teatro Alcione Nazaré

Espetáculos “Os Santimbancos” e “Pinóquio” serão apresentados pela Incena nesta quinta e sexta-feira e sábado e domingo, no Teatro Alcione Nazaré, na Praia Grande

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
(Curso de Teatro )

Duas montagens do Instituto Cultural para Educação Nacional de Arte (Incena) serão apresentadas de amanhã até domingo, no Teatro Alcione Nazaré, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande). A programação começa com “Os Saltimbancos”, com sessões na quinta, às 19h30, e na sexta-feira, às 18h, com direção de Josué Costa e coregografias de Leila Liz. No sábado, às 19h30, e domingo, às 18h, será a vez de Pinóquio, outro clássico.

Segundo Josué Costa, “Os saltimbancos” será apresentado com 12 personagens, ao contrário da proposta original, com quatro atores. “Nós triplicamos as espécies de animais da história, ou seja, colocamos três de cada, para tornar o espetáculo mais lúdico e as coreografias mais ricas. E atualizamos o texto, pois no período em que foi adaptado por Chico Buarque, ele incluiu criticas às problemáticas do Brasil, e nós aproveitamos a oportunidade para fazer o mesmo. Escolhemos a problemática da limpeza urbana, de uma forma geral. Abordamos ainda a questão da reciclagem. Os animais sonham em conhecer a cidade, pois querem ser artistas, mas assim que chegam, percebem logo as dificuldades”, detalha o diretor.

No elenco, estão Antonio Garcia, André Mendes, Júlio Fernandes, Saimon Guthierre, Marco Martins, David Lopes, Catia Simone, Islana Fraga, Luana Lopes, Leila Liz, Niele Duprat e Mariá Vieena. Na história, animais muito diferentes entre si buscam um só ideal para suas vidas: escapar da opressão de seus donos. O jumento, a galinha, o gato e o cão representam, poeticamente, cada qual com sua personalidade, o sonho comum a todo ser humano: derrotar toda a forma de tirania.

Na readaptação de Josué Costa, a peça apresenta uma nova concepção, adentra em outros assuntos relevantes à convivência, à tolerância e as adversidades enfrentadas não somente pelos animais irracionais, mas também pela racionalidade do ser humano. A nova versão multiplica os personagens, trazendo para a trama outras raças da mesma espécie: três galinhas, três gatas, três cachorros e três jumentos, aumentando a dinamicidade da dramaturgia, além de proporcionar mais efeito às novas coreografias, possibilitado novos conflitos expondo novas situações do cotidiano.

Pinóquio - Sábado e domingo será a vez do clássico “Pinóquio”, com os atores Rodrigo Santos, Antonio Garcia, Leila Liz, Marco Martins, Saimon Guthierre e Ruan do Vale. “Essa montagem reabre um projeto chamado ‘Carruagem de Histórias’, com dez espetáculos infantis, entre eles, ‘Pinóquio’, ‘Malévola’ e ‘O Pequeno Príncipe’. Entre outras coisas, é um incentivo à leitura”, diz Josué Costa.

“Pinóquio” foi uma das primeiras produções feitas pela Walt Disney Studio. O pequeno boneco feito de madeira é um personagem que carrega a verdadeira imagem da criança, em seu tom ingênuo, corajoso e encantador. Suas aventuras e desventuras, ao lado de outros personagens, vão aos poucos revelando suas qualidades e ensinando-lhe o melhor caminho a seguir, fazendo o público refletir a respeito do certo e errado e de suas conseqüências. A montagem oferece ao público a oportunidade de conhecer um dos mais famosos clássicos da literatura infantil, visando proporcionar momentos de reflexão sobre valores morais e éticos de forma lúdica e atrativa.

Serviço

O quê

Espetáculos “Os Saltimbancos” e “Pinóquio”

Quando

Amanhã, às 19h30, e sexta, às 18h (Os Saltimbancos); sábado, às 19h, e domingo, às 18h (Pinóquio)

Onde

Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande)

Ingressos: R$ 25,00 (Inteira: R$ 50,00)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.