Santos

Doces de São Cosme e Damião atraem crianças no bairro do Anil

Bombons e brinquedos foram distribuídos na noite ontem, 27, como de pagamento de promessa de Dona Maria da Luz

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Adultos e crianças prestigiaram homenagem a Cosme e Damião ontem
Adultos e crianças prestigiaram homenagem a Cosme e Damião ontem (Adultos e crianças prestigiaram homenagem a Cosme Damião ontem)

SÃO LUÍS - Tudo teve início no século III, quando Cosme e Damião, irmãos gêmeos filhos de uma família nobre, começaram a usar a medicina para curar as pessoas mais pobres da Arábia. Na Igreja Católica, o Dia de São Cosme e Damião é comemorado no dia 26 de setembro, por isso, em São Luís, diversas pessoas costumam seguir as etapas do festejo à risca e, neste clima, Dona Maria da Luz organiza uma festa em homenagem aos irmãos que em 2017 completa 24 anos.

A festa é realizada todos os anos como pagamento de uma promessa realizada em nome de dona Auridéia Costa, conhecida como dona Doca. “ Há 4 anos atrás eu fiz uma promessa para que a saúde de minha mãe fosse restaurada e hoje, mesmo com algumas dificuldades, ela está viva e andando. É uma felicidade participar desse evento porque a família toda trabalha junto na organização, que no início era feita para receber 20 crianças. Hoje a quantidade só vem aumentando”, relata Dona Maria da Luz, organizadora do festejo.

Todos os anos, o Festejo de São Cosme e Damião reúne em média 500 crianças e a organizadora distribui para a criançada, brinquedos, bombons, cachorro quente, refrigerante e crepes. E para a família e amigos é preparado um jantar caprichado.

Religiosidade

A festa promovida pela Dona Maria da Luz aconteceu na Avenida Nossa Senhora da Conceição, no bairro Anil. Ontem, quando sua mãe ( Auridéia Costa) comemorou 24 anos do pagamento da promessa, faltava espaço na casa dela para os bolos, doces, bombons e outros quitutes preparados com a ajuda de amigos e familiares. Em meio a tudo isso, dezenas de pessoas entoaram uma ladainha em homenagem aos santos católicos.

Tradição

Em diversos bairros de São Luís é tradição de distribuir bombons para as crianças. Mas na Vila Riod, precisamente na Rua Travessa das Flores, a população foi contemplada com um dia de “saúde” em comemoração ao dia de São Cosme e Damião. A ação, idealizada pelo líder comunitário Cláudio Oliveira, reuniu diversos profissionais da área da saúde, que se fizeram presente de forma voluntária a fim de promover um dia de bem-estar para a população local.

História

Na Igreja Ortodoxa, Cosme e Damião são celebrados no dia 1º de novembro. Já os ortodoxos gregos comemoram em 1º de julho.

Os santos também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear Cosme e Damião com pagamento de promessas feitas a eles.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.