Tradição

Cosme e Damião são celebrados em vários bairros de São Luís

Domingo foi de muita correria e gritaria de crianças pelas ruas da capital, que saíram de casa em casa em busca das guloseimas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h54

São Luís é das cidades brasileiras que mantêm viva a tradição de distribuir doces no Dia de São Come e São Damião. Na mistura de fé e festa, típico do sincretismo religioso brasileiro, a tradição ganha ares da cultura local na capital maranhense. E o domingo, quando foram celebrados os santos, foi de muita correria e gritaria de crianças pelas ruas de São Luís, que saíram de casa em casa em busca das guloseimas.

Há 18 anos, o dia 27 de setembro é movimentado na casa de Maria Benedita Veloso Pacheco, na Rua do Norte, centro de São Luís. “Eu passo o dia inteiro distribuindo doces, mingau, refrigerante e bolo para as crianças. Às vezes, até no dia seguinte ainda tem menino na minha porta em busca dos bombons”, contou. Espírita e curandeira, ela tem a entrega de doces no dia dos santos como uma obrigação.

Mas a alegria das crianças que saem da casa de Dona Bibi, como é mais conhecida, é fruto também de muito trabalho para toda a família. A preparação da festa leva cerca de três semanas. “Como a festa cresceu muito, a gente entrega cartões para as crianças do bairro. Já na entrega de cartões elas fazem uma algazarra. No dia, elas vem aqui com o cartão e pegam os doces delas. Mas eu sempre deixo uns bombons reservados para quem não pegou cartão”, contou dona Bibi que esse ano fez a alegria de pelo menos 300 crianças.

Beco - Ali perto, no Beco dos Burgos, é Nadja da Silva Santos que faz a festa da garotada. Desde 2005, ela distribui doces no dia dos santos irmãos. “Eu tive rubéola na gravidez e os médicos disseram que meu filho seria um vegetal, então, prometi a Cosme e Damião que se meu filho tivesse saúde eu cumpriria essa promessa e assim tenho feito. Graças a eles, meu filho hoje é um menino muito inteligente”, disse a mãe do Gabriel, que apesar dos problemas de saúde que tem contrariou todas as expectativas médicas.

Na Liberdade, teve até camionete passando pelas ruas e distribuindo guloseimas às crianças. Mas festa mesmo foi a feita por Rosa Maria Barbosa, na Rua Martins Costa. A primeira vez que Rosa Maria Barbosa distribuiu bombons para crianças a celebração teve apenas dois quilos de guloseimas e uma panela de mingau. Ontem, quando ela comemorou 36 anos do pagamento da promessa faltava espaço na casa dela para os bolos, doces, bombons e outros quitutes que ela, com a ajuda de amigos e familiares, preparou. Em meio a tudo isso, dezenas de crianças se preparavam para um cortejo pelas ruas do bairro enquanto caixeiras do Divino Espírito Santo ensaiam cânticos religiosos.

Segundo Rosa Maria Barbosa, a festa fica maior a cada ano e continuará assim. “Eu tenho 56 anos e enquanto vida eu tiver vou pagar minha promessa para os meus santos. Para mim é um prazer arrumar toda essa festa e a cada ano eu tento fazer algo de diferente e graças a Deus eu tem dado certo. Quando comecei tinha dez crianças na minha casa. Agora, passam de trezentas”, disse a dona de casa.

Mais

No dia 27 de setembro é realizada no Brasil a festa em homenagem aos santos gêmeos Cosme e Damião. Igrejas e templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos. Acredita-se que os gêmeos, conhecidos como “amigos das crianças”, teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. Os santos são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina. O nome Cosme significa “o enfeitado” e Damião, “o popular”. O culto aos gêmeos mártires foi trazido para o Brasil em 1530 e tornaram-se padroeiros de Igarassu, em Pernambuco. No Nordeste brasileiro passaram a ser invocados para afastar o contágio de epidemias. Os negros bantos identificaram Cosme e Damião como os orixás Ibejis em um sincretismo religioso.

Círio das Crianças abre festejo de Nossa Senhora

A comunidade do Cohatrac está se preparando para as festividades do Círio de Nazaré 2015 – Festa da Luz. Eventos preparatórios para o festejo estão sendo promovidos desde o início deste mês pela Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e no fim de semana aconteceu o Círio das Crianças, cujo objetivo foi envolver mais crianças e jovens na vivência religiosa. Uma caminhada pelas ruas do bairro marcou o evento que teve como tema a paz. Neste ano, o Círio tem como tema “Um clamor à Vida e à Paz”.

Na tarde de sábado, 26, jovens e crianças da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré se reuniram para um momento de adoração à padroeira. O Círio das Crianças contou com apresentações culturais para fazer os fieis refletirem sobre temas como a misericórdia, a vida e a paz. “O Círio das Crianças é inspirado na palavra de Cristo que disse ‘Deixai vir a mim as criancinhas’ e nosso objetivo é refletir com elas a mensagem do Círio”, afirmou o pároco, padre Flávio Colins.

Após apresentações que focaram nos perigos do uso das drogas e outros temas ligados à juventude, cerca de 300 crianças e jovens saíram em caminhada pelas ruas do bairro até a paróquia, onde assistiram a missa campal. “Essa caminhada é um clamor à vida e à paz. A partir dela vamos entrar na parte mais religiosa da programação do Círio de Nazaré”, disse padre Flávio Colins.

Grandiosidade - Considerada a segunda maior festa da Arquidiocese de São Luís – a primeira é o Festejo de São José de Ribamar, padroeiro do Maranhão -, o Círio de Nazaré está comemorando 16 anos de existência este ano. O festejo começará no dia 1º e será encerrado no dia 11 de outubro, no Cohatrac.

Entre os eventos preparatórios para o Círio, estão a Peregrinação nas Famílias, Missas de Rua, Círio Ecológico, Círio Solidário, Corrida Rústica do Círio, Círio Esportivo, Círio das Crianças, Carreata do Círio e Bênção dos Automóveis, Novenário da Luz, Romaria do Círio, Procissões e Círio Cultural.

O Novenário da Luz começará dia 1º de outubro e seguirá até o dia 11. Durante o período serão realizadas missas diárias na paróquia. A primeira celebração é o Terço da Alvorada, sempre às 6h. Ao longo do dia acontecem ainda a Adoração Eucarística seguida de missa solene.

- A Romaria do Círio, uma grande prova da fé dos devotos de Nossa Senhora de Nazaré, acontecerá no dia 3. O cortejo tradicionalmente sai do Largo do Carmo (Centro), às 22h, em direção à Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac. Já a Procissão da Luz será no dia 10 e a procissão e missa de encerramento do Círio de Nazaré ocorre no dia 11. Depois disso, ainda acontece a Corrida Rústica, no dia 18 de outubro.

Neste ano, o Círio tem como tema “Um clamor à Vida e à Paz”, é uma referência ao momento em que o país vive e, em especial, ao cenário atual de São Luís. Em 2015, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) chamou a comunidade católica a fazer uma reflexão sobre a violência, declarando 2015 como o ano da paz.

Mais

A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré foi criada em 27 de junho de 1992, ano em que o Círio de Nazaré de Belém do Pará estava completando 200 anos de história e a aquela arquidiocese resolveu fazer uma peregrinação com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas capitais brasileiras. A paróquia foi criada durante a visita da Imagem Preregrina de Nossa Senhora de Nazaré, cujas celebrações, em São Luís, ocorreram Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, de onde seguiu em procissão para o Cohatrac. Desde então, a paróquia realiza o festejo em São Luís. Localizada na Avenida Leste­-Oeste, do bairro Cohatrac, é uma das maiores paróquias da Arquidiocese de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.