Filme

“O Signo das Tetas” em DVD

Produção de Frederico Machado lançada ano passado e exibida em festivais nacionais e internacionais ganha registro audiovisual lançado hoje, às 19h no Cine Lume com presenças do diretor e elenco

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Filme O Signo das Tetas será lançado em DVD
Filme O Signo das Tetas será lançado em DVD (O signo das tetas)

SÃO LUÍS -O cineasta Frederico Machado lança hoje, às 19h, no Cine Lume (Renascença) o DVD do longa-metragem, “O Signo das Tetas”. O registro audiovisual sai pela Distribuidora Lume Filmes e também será lançado, em novembro, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Hoje, após a exibição do filme, haverá uma roda de conversa com o diretor e os atores Lauande Aires, Rosa Ewerton e Maria Ethel, que integram o elenco da produção. A entrada é gratuita.

“O Signo das Tetas” foi lançado ano passado e é o segundo longa-metragem do cineasta Frederico Machado. Filmado em diversas cidades do interior do Maranhão, incorpora elementos de realismo fantástico para falar da fragilidade humana representada na trajetória de um homem que parte em viagens em busca de sua história. O DVD tem como material extra o curta-metragem, também de Frederico Machado, “Vela ao Crucificado”.

A produção integra, ao lado de “O Exercício do Caos”, primeiro longa de Frederico Machado, e “As Órbitas da Água”, que começará a ser filmado em dezembro, a Trilogia Dantesca ou Trilogia da Existência. Inspirada nos poemas de Nauro Machado, a trilogia gira em torno de temas como sexo, morte e religião, presentes na obra do poeta, já falecido e que faz uma participação em “O Signo das Tetas”, filme que tem como ponto focal a fragilidade humana. Na película, o poeta incorpora um misterioso personagem místico que faz um aconselhamento poético e enigmático ao anti-herói atormentado.

Exibido em festivais e mostras no Brasil e exterior, o longa ganhou prêmios de Melhor Filme na Mostra do Filme Livre, no Rio de Janeiro e indicações importantes como a Seleção Oficial da Mostra Tiradentes. “Mas, o mais importante foi ter entrada na relação dos melhores filmes do ano de 2016 em várias listas de revistas internacionais de cinema como Rapporto Confidencialle, da Itália; e Cine Paxy e Cine Pensiari, publicações online internacionais que colocaram o filme como um dos 10 melhores do ano ao lado dos filmes de Tarantino, Almodóvar, Malick e outros. Isto deu muita mídia para nós no estrangeiro e possibilitou passos maiores para as nossas produções”, festeja Frederico Machado.

Distribuidora

O DVD chega ao mercado pela Distribuidora Lume Filmes, que já soma mais de 200 lançamentos no Brasil e mais de 40 no cinema. Com 10 anos de existência, a distribuidora tem em seu catálogo obras como “Triangulo Amoroso”, de Tom Tykwer; “Submarino”, de Thomas Vinterberg; “Lola”, de Brillante Mendonza; e “O Moinho e a Cruz”, de Lech Majevski.

O cineasta Frederico Machado atua nas três cadeias produtivas do cinema. Além da distribuidora, que trabalha com cinema, TV e vídeo, ele mantém, há 18 anos, a produtora, voltada para longas e curtas-metragens. Na exibição tem o Cine Lume, realiza o Festival Internacional Lume de Cinema e a Lume Channel. Além disso criou e mantém a Escola Lume de Cinema e a Locadora Backbeat, de filmes de arte.

Após o lançamento do DVD de “O Signo das Tetas”, o cineasta se prepara para lançar, em novembro, “Lamparina da Aurora”. “Será meu terceiro longa e estará nos cinemas do Brasil. Em dezembro, já iniciaremos as filmagens do nosso quarto longa, ‘As Órbitas da Água’, com grande elenco e equipe e feito de forma independente, como os outros”.

Para 2018, o plano do cineasta é filmar “Noite Ambulatória”, primeira co-produção internacional da Lume. O filme será rodado na Argentina. “Nau de Urano”, filme sobre a vida e obra de Nauro Machado, está previsto para 2019. “Estamos trabalhando muito e sem parar. Sou um apaixonado por cinema. É a minha vida. A única maneira de me expressar para o mundo”, atesta.

Em paralelo, um livro contendo ensaios e críticas sobre os filmes de Frederico Machado deverá ser lançado ano que vem. “Cinema de Solidão - O Cinema de Frederico Machado” está sendo organizado pela produtora e cineasta do Piauí Monica Mello.

Serviço

O quê

Lançamento do DVD “O Signo das Tetas”, de Frederico Machado

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Cine Lume, Renascença

Preço do DVD

R$ 40,00

Entrada gratuita

O Signo das Tetas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.