Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
O PRESIDENTE DA FIEMA, Edilson Baldez, recebeu a visita do novo cônsul geral dos Estados Unidos no Recife, John Barrett, que ontem esteve pela primeira vez em São Luís. O principal objetivo do encontro foi ampliar os negócios entre o Maranhão e o país norte-americano, que já é um dos principais parceiros comerciais do Estado
O PRESIDENTE DA FIEMA, Edilson Baldez, recebeu a visita do novo cônsul geral dos Estados Unidos no Recife, John Barrett, que ontem esteve pela primeira vez em São Luís. O principal objetivo do encontro foi ampliar os negócios entre o Maranhão e o país norte-americano, que já é um dos principais parceiros comerciais do Estado
O sanfoneiro cearense Waldonys, que recentemente veio a São Luís fazer um belo show, comemora hoje 45 anos de idade e lança o DVD Meu Ninho
O sanfoneiro cearense Waldonys, que recentemente veio a São Luís fazer um belo show, comemora hoje 45 anos de idade e lança o DVD Meu Ninho

Marco Maciel
Fora da cena política desde a descoberta de que estava com o Mal de Alzheimer, o ex-vice-presidente da República, ex-senador e ex-governador de Pernambuco Marco Maciel, vai ser homenageado com o lançamento do livro biográfico “Marco Maciel, Um Artífice do Entendimento”, escrito pelo jornalista Ângelo Castelo Branco com prefácio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
O livro sai com o selo da Companhia Editora de Pernambuco, que enviou o convite para esta coluna, e será lançado no dia 2 de outubro, na Academia Pernambucana de Letras.
Marco Maciel mora, atualmente, em Brasília e se encontra com a saúde debilitada devido a complicações com o Alzheimer.

Candidatos ao Oscar
Convite chegando da Academia Brasileira de Cinema para o Repórter PH acompanhar o anúncio oficial do filme brasileiro que concorrerá ao Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, o Oscar 2018, nesta sexta-feira, em São Paulo.
A comissão indicada pela Academia Brasileira de Cinema é presidida pelo Jorge Peregrino (diretor vice-presidente da ABC) e por seis membros da Academia: André Carreira, Iafa Britz, David Schurmann, Doc Comparato, João Daniel Tikhomiroff e Miguel Faria Júnior.
Da lista dos inscritos nesse ano fazem parte mais de vinte filmes, entre os quais Cidades Fantasmas, de Tyrell Spencer; Como Nossos Pais, de Laís Bodanzky; Divinas Divas, de Leandra Leal; Elis, de Hugo Prata; Joaquim, de Marcelo Gomes; João, o Maestro, de Mauro Lima; Polícia Federal - A Lei é para todos, de Marcelo Antunez, e O Filme da Minha Vida, de Selton Mello, que aplaudi no fim de semana e hoje volta a ser exibido no Cine Lume, em São Luís.

Waldonys faz festa
Grande amigo do cearense-maranhense Jeová Barbosa, o sanfoneiro cearense Waldonys, que recentemente veio a São Luís fazer um belo show na festa dos 70 anos do empresário, comemora hoje 45 anos de idade e lança o DVD Meu Ninho
O artista celebra duas paixões: música e aviação. Há 30 anos ele se dedica à música. Nos últimos anos, sua outra paixão é voar.
E é sua história como piloto e paraquedista que faz o pano de fundo para o DVD Meu Ninho, gravado no fim do ano passado, tendo como cenário o Clube de Aviação Aeroesportiva de Aquiraz, local onde Waldonys iniciou sua trajetória em meio aos aviões.
A relação entre a música e a aviação é forte na vida do sanfoneiro e essa não é a primeira vez que ele as une. Waldonys já gravou um clipe para a música Sonho de Ícaro com a Esquadrilha da Fumaça, da qual é membro honorário.

Filme de Papas
O produtor e roteirista brasileiro Fernando Meirelles irá dirigir para a Netflix um filme sobre a relação entre os papas Francisco e Bento XVI.
As filmagens do longa vão começar em novembro deste ano, na Argentina.
O longa mostrará a diferença de estilos de comando entre os dois Papas, além de seus objetivos e visões sobre a fé. O roteiro de produção do filme foi escrito por Anthony McCarten.
O ator Jonathan Pryce interpretará o papa Francisco, já Anthony Hopkins fará o papel de Bento XVI.

Aspirina para tratar os dentes
A boa nova vem da Irlanda do Norte, onde cientistas acabam de afirmar ter desenvolvido um tratamento de regeneração dental que usa o ácidoacetilsalicílico, substância comercialmente conhecida como aspirina. Pesquisadores da Universidade Queen's, em Belfast, usaram o produto para estimular células-tronco nos dentes, o que aumentou o potencial de regeneração. Eles acreditam que o tratamento com aspirina pode resultar em menos cáries e obturações no futuro.

TRIVIAL VARIADO

O desembargador Ricardo Duailibe e Virgínia estão no mais absoluto estado de graça. É que a filha Cristiana e o genro Ricardo Costa confirmaram que já está a caminho o segundo neto do casal.

O sonho de muitos parlamentares seria a manutenção para sempre do voto secreto em sessões, preferencialmente, fechadas. Mais: que o resultado não fosse revelado e as identidades dos presentes mantidas em sigilo completo.

Instituições religiosas tentam comprar o Canal Rural, de Joesley Batista, que admite a negociação, desde que o interessado se mostre disposto a pagar 80 milhões de reais.

Frasistas de campanhas eleitorais começam a botar a cabeça para funcionar. Por enquanto, nada supera esta: “Na hora de escolher, fique com a mordomia, os privilégios, os favorecimentos em Brasília e as vantagens financeiras de até 40 por cento”. Foi a publicidade de hotel 5 estrelas.

As discussões sobre a reforma da Previdência foram retomadas em Brasília. O Planalto quer que o tema seja votado no Congresso em outubro.

Essas duas frases são as campeãs mundiais do preconceito. Primeira: “Preto de alma branca”. Segunda: “Ele é gay, mas muito inteligente”.

De tantas bobagens que chegam pelas redes sociais, uma incrível circulou ontem. Informa que a OAB se posicionou contra a reforma da Previdência e que, em virtude disso, ocorrerá uma guerra civil no Brasil se o governo não voltar atrás na proposta. Não há o que não haja.

DE RELANCE

Estilo de vida
Estilo de vida é uma expressão moderna que se refere à estratificação da sociedade por meio de aspectos comportamentais, expressos geralmente sob a forma de padrões de consumo, rotinas, hábitos ou uma forma de vida adaptada ao dia a dia. Sua determinação não foge às regras da formação e diferenciação das culturas: a adaptação ao meio ambiente e aos outros seres humanos. É a forma pela qual uma pessoa ou um grupo de pessoas vivencia o mundo e, em consequência, se comporta e faz escolhas.

Estilo de vida 2
Inspirado nessa teoria, o fotógrafo Ayrton Valle decidiu lançar um projeto que tem tudo para ser um dos grandes sucessos deste fim de ano em São Luís. Ele vai convidar senhoras influentes de nossa sociedade para posarem para fotos artísticas, tendo como pano de fundo o seu próprio ambiente residencial. Assim elas poderão se mostrar com mais fidelidade à vida que levam e que, por isso mesmo, se destacam em seu meio. Esse material, depois de pronto, vai ser usado numa grande exposição de fotos.

Seminário em São Luís
Um dos maiores psicanalistas do país, o Dr. Marco Antonio Coutinho Jorge, que também é médico psiquiatra, estará neste sábado em São Luís para ministrar o seminário “Amar, trabalhar e deliberar: sobre a finalidade da Psicanálise”. O evento, promovido pelo Corpo Freudiano Escola de Psicanálise, acontece no Auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM-MA), a partir das 9h da manhã. E a programação prevê ainda o lançamento do livro do palestrante, “Fundamentos da psicanálise de Freud a Lacan - Vol 3 - a prática analítica”.

Concurso 2017
A beleza das escolhas, histórias e desafios vencidos vão desabrochando ao longo dos anos e se revelam na maturidade com novos traços e paramentos. E para celebrar essa fase, o Sesc realiza mais uma edição do “Baile Beleza da Maturidade”, elegendo a rainha 2017 nesta sexta-feira, na quadra de esportes do Sesc Turismo, localizado no bairro Olho D’Água.

Ainda vai nascer
A eleição presidencial de 2018 está com cara de reprise da de 1989. Naquela época, os eleitores despacharam os políticos tradicionais (Ulysses Guimarães, Aureliano Chaves, Brizola, Mário Covas, Afif Domingos, Roberto Freire, etc) e mandaram ao 2º turno duas caras novas: Collor e Lula. Só que os “novos” de 2018 ainda não surgiram. Um seria o prefeito João Doria (PSDB) e o outro ainda é uma incógnita.

Novos juízes para São Luís
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Cleones Cunha, deu posse ontem, em seu gabinete, a três novos juízes auxiliares da Comarca Ilha de São Luís (entrância final). São eles: Jairon Ferreira de Morais, Sidarta Gautama Farias Maranhão e Mário Márcio de Almeida Sousa. Os juízes foram promovidos na Sessão Plenária Administrativa Extraordinária realizada também ontem.

É urgente, sim!
Urge salvar o Congresso Nacional, as câmaras municipais, o Poder Legislativo, enfim, símbolos maiores do instituto da representação popular. Antes que os contribuintes concluam que todos estariam muito melhor sem elas, as instituições democráticas. E que aquelas duas cúpulas de Brasília prestariam melhor serviço se fizessem as vezes de tampas para panela suja – ou de vasos sanitários de duvidosa utilidade para camuflar os malfeitos e os malcheiros.

Vale refletir com Mark Twain:
“Algumas pessoas nunca dizem uma mentira, se sentirem que a verdade pode machucar mais”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.