Meio ambiente

Semana da Sustentabilidade é aberta com diversas atividades

Evento organizado pela TV Mirante dispõe de vasta programação, como oficinas e exposições dando enfoque ao reaproveitamento dos resíduos sólidos; a Semana acontecerá até domingo, 27, no Shopping da Ilha

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

SÃO LUÍS - O reaproveitamento dos resíduos sólidos e o impacto do descarte de materiais no meio ambiente começaram a ser discutidos na tarde de ontem, 24, na abertura da Semana da Sustentabilidade, organizada pela TV Mirante e que acontecerá até o próximo domingo, 27, no Shopping da Ilha, em São Luís. O evento contou no primeiro dia com oficinas, exposições, atividades lúdicas e ações promocionais.

Em um dos principais estandes, montado na área de eventos do centro comercial, a Vale disponibilizou um espaço (chamado de Escape Room) em que era possível interagir com um ambiente virtual e saber mais acerca da sustentabilidade. “Com este ambiente, a pessoa se submete à resolução de enigmas montados neste ambiente virtual montado pela Vale e cujas respostas remetem a dicas sobre o meio ambiente”, ressaltou o gerente de Meio Ambiente da Vale, Edinardo Nascimento.

Em outro espaço, a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) – que oferece a Semana da Sustentabilidade em associação com a Vale e a Omega Energia – apresentou oficina de chaveiro e porta-retratos com materiais recicláveis. Os acessórios foram produzidos por voluntários selecionados pela própria Cemar. No espaço Sesi, o público aprendeu sobre o reaproveitamento de alimentos, como cascas de frutas, por exemplo.

Na área do Grupo Mirante, os visitantes puderam aprender sobre o universo digital em uma exposição em que os interessados eram orientados sobre a importância da conversão do sinal analógico em digital. “É uma tecnologia que veio para ficar e que consegue ainda reaproveitar materiais, como as antenas, que podem ser incorporadas no conversor que fará a mudança do sinal analógico em digital”, disse o técnico em Som e Imagem da TV Mirante, Álvaro Júnior.

Produtos

No estande do Lar de José, instituição que atua com ação social, eram oferecidas vassouras cujas cerdas foram produzidas com garrafas pet. Cada vassoura fabricada evitou o descarte de 10 garrafas no meio ambiente. “A venda destes produtos ainda é revertida para a entidade”, disse Egberto Cunha, voluntário do Lar de José, com sede no bairro Anil.

Sucesso

De acordo com a coordenadora de Eventos do Grupo Mirante, Cristina Almeida, a Semana da Sustentabilidade deverá ser novamente um sucesso. “Nossa parceria com o Shopping da Ilha será consolidada com a promoção deste evento de suma importância para o atual contexto da população mundial”, afirmou.

Programação

Hoje,25, a partir das 14h, o segundo dia da Semana da Sustentabilidade começará com show de mágica no Espaço Cemar. Em seguida, no mesmo local, haverá bate-papo com Fauzi Beydoun, da Tribo de Jah, que desenvolve um trabalho no bairro do Maracanã de preservação dos juçarais. No espaço Vale, a partir das 15h, o público poderá usar o espaço Escape Room. No espaço Sesi e do Grupo Mirante será promovida oficina para confecção de bolsas a partir de materiais recicláveis.

Frase

“Nossa parceria com o Shopping da Ilha será consolidada com a promoção deste evento de suma importância para o atual contexto da população mundial”

Cristina Almeida

Coordenadora de Eventos do Grupo Mirante

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.