Nona edição

Barreirinhas será palco para o Lençóis Jazz & Blues Festival

Evento movimentará a cidade que é porta de entrada para os Lençóis neste fim de semana; shows, oficinas, feirinhas e jams sessions compõem a programação do evento, que é gratuito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Alma Thomas encerra a programação da primeira noite do festival
Alma Thomas encerra a programação da primeira noite do festival (Alma Jazz)

SÃO LUÍS - Começa nesta sexta-feira, 11 e vai até domingo, 13, em Barreirinhas, a nona edição do Lençóis Jazz & Blues Festival. Grandes nomes do jazz, blues, choro e de outros gêneros musicais do Brasil e do exterior compõem a programação do evento que é gratuito. São Luís receberá o projeto em setembro.

O circuito Barreirinhas será realizado às margens do belo Rio Preguiças, na Avenida Beira Rio. Serão ao todo nove shows e duas oficinas de música, além de uma programação paralela. A novidade desse ano é a participação da DJ Vanessa Serra. A maranhense vai tocar nos intervalos dos shows.

Na sexta-feira as apresentações começam às 20h com o grupo Jazzencontros (MA); às 21h se apresenta o Roda Gingante, com Arismar do Espírito Santo, Bebê Kramer, Gabriel Grossi e Sérgio Coelho (SP); e 22h sobe ao palco Alma Thomas e Trio (USA).

No sábado, às 20h Mauro Sergio e Banda (MA); Zé Renato e Renato Braz (RJ/SP), às 21h15; e 22h30, Annika Chambers (USA) compõem a programação da noite.

No domingo, Eduardo Neves e Rogério Caetano (RJ) abre a noite às 20h, seguido por Cristovão Bastos e Trio (RJ). O encerramento será com Sandra Duailibe e Quarteto (MA).

Este ano a programação paralela terá a “Feirinha Gourmet” com pratos da gastronomia maranhense e outros quitutes, a “Feirinha de artesanato”, com produtos regionais, entre outros, e exposições culturais de artistas regionais, durante os dias do festival, a partir das 16h, na Praça do Trabalhador (ao lado do palco do festival).

As oficinas serão realizadas na manhã de sexta-feira, quando a americana Alma Thomas ministrará a oficina de canto, das 10h às 12h, no auditório do Sebrae (Rua Conrado Ataíde, SNº, Centro, Barreirinhas – MA). No sábado, será a vez dos músicos Zé Renato e Renato Braz ministrarem a oficina de voz e percussão, das 10h às 12h, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), na Praça do Coreto, no centro de Barreirinhas. Os interessados em participar deverão comparecer ao local das oficinas com 30 minutos de antecedência para fazer o credenciamento que dará direito a uma senha de acesso.

Para quem gosta de curtir uma madrugada musical, não vão faltar as tradicionais jams sessions. Esses encontros vão ocorrer após os shows oficiais do festival, no Bar Terraço Gourmet, na praça da Igreja Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz).

A expectativa dos organizadores para 2017 é receber um grande público. Isso porque em 2016 a plateia bateu recorde. “Eu atribuo o sucesso do evento a vários fatores. Entre eles, curadoria primorosa na seleção dos artistas, organização e a gratuidade. E assim, ano a ano, o evento contribui para a democratização do acesso a bens culturais tão importantes”, destaca Tutuca Viana, produtor do evento.

O evento é realizado pela Tutuca Viana Produções e conta com os patrocínios da Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e do Governo do Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Este ano, excepcionalmente, o festival realizará os circuitos Barreirinhas e São Luís em datas diferentes. De 11 a 13 de agosto, na cidade que é porta de entrada dos Lençóis Maranhenses (Barreirinhas) e, em setembro, em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.