ESTADO MAIOR

O ninho comunista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36

Quando foi oposição – no meio comum chamado de pedra – o governador Flávio Dino (PCdoB) usava as suas influências em redes sociais para atacar seus adversários, mesmo esses não sendo culpados como colocava o comunista. Alguns anos depois, Flávio deixou de ser pedra e passou a ser vidro e com isso muitos problemas foram revelados.
O mais recente é a prisão do empresário Sebastião Patrick, filiado ao PCdoB e que seria candidato a mandato eletivo em 2018. Patrick foi preso suspeito de ser envolvido em 12 homicídios.
O PCdoB ainda não se pronunciou oficialmente sobre o fato – mesmo tento o governador do Maranhão, Flávio Dino, o recebido em sua fazendo há cerca de um ano. O partido deverá repetir o que fez em relação ao deputado estadual, Levi Pontes, flagrado negociando pescado comprado pela Prefeitura de Chapadinha para outros municípios que faziam parte de seu hall de base de apoio.
Com Pontes nada aconteceu. Ele não foi questionado nem pelo partido e nem na Assembleia Legislativa do Maranhão. Por lá, a Comissão de Ética é comanda por uma comunista (Francisca Primo - PCdoB) e o relator é o líder do governo na Assembleia, Rogério Cafeteira (PSB). Com essa composição, seria impossível se questionar algo dos comunistas.
Como o empresário – que foi um grande visionário na campanha de Dino – sofreria qualquer desagravo público, mesmo diante da acusação que pesa contra Sebastião Patrick.?
A mesma sorte não teve, por exemplo, Irialdo Batalha, que foi morto por agentes da Segurança Pública do Estado, que mesmo identificado como trabalhador e o assassinato ter sido um grande erro, o governo estadual – depois de distribuir nota afirmando o mecânico ser marginal – nunca se retratou do erro.
Mas o que pensar? Irialdo Batalha não era do PCdoB. Então, não merece compaixão, perdão ou colúnio comunista para evitar problemas.

Escolha
O deputado estadual Eduardo Braide foi eleito, ontem, membro da Executiva Nacional do PMN, durante convenção da legenda em São Paulo.
Com essa eleição, Braide terá espaço e voz na direção nacional para traçar os rumos do partido a partir de agora.
“Agora o Maranhão terá voz nas decisões nacionais do partido e, mais que isso, o nosso estado dará a sua contribuição para um Brasil melhor. É isso que todos nós queremos”, disse.

Sem rumo
Ao contrário do que vinha sendo especulado, o Democratas (DEM) ainda não definiu a entrada do ex-governador e agora deputado federal Zé Reinaldo nos quadros da legenda.
O partido estaria esperando uma posição do ministro Sarney Filho – que hoje pertence ao PV – para aceitar ou não a entrada de Tavares.
O objetivo de Zé Reinaldo é disputar o Senado em 2018, mas desde que deixou o PSB – logo após votação da Reforma Trabalhista – ainda não conseguiu fechar as negociações.

Visita
O prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT), será um dos que recepcionarão o ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta manhã de segunda-feira, 31.
Barros participará de evento na Fiema para anunciar investimentos em ambulâncias e mais reformas de unidade de saúde.
O anúncio de investimentos não se resume a São Luís. A previsão é de que o ministro anuncie também verbas para investimentos para outras cidades do interior do Estado.

Comemorando
E sobre o prefeito Edivaldo Júnior, os aliados comemoravam no domingo, 30, como o melhor dia da Feirinha São Luís, no Centro Histórico.
Milhares de pessoas – mesmo diante do forte sol do domingo – foram à Praça Benedito Leite para essa iniciativa da gestão municipal.
A previsão é de que a feirinha São Luís – que é um sucesso – ocorra até um pouco antes do início das chuvas, já no fim de 2017.

Lembrança
O deputado federal Victor Mendes (PSD) saiu de seu anonimato do mandato eletivo para lembrar que destinou recursos e organizou o projeto para a área do Itapicaró.
Foi na gestão de Mendes a frente da Secretaria Estadual de Meio ambiente que o projeto foi colocado em prática.
Com a nova inauguração, Victor Mendes percebeu que o projeto idealizado em sua gestão ficou jogado de lado na gestão comunista.

Tentativa de homicídio
A primeira dama e secretária municipal do Paço do Lumiar, Núbia Dutra, esposa do prefeito Domingos Dutra, sofreu tentativa de homicídio no fim de semana.
Segundo nota da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Núbia foi intervir em confronto de um policial militar com uma mulher o que resultou em confusão.
O policial, depois de ver a chegada de seguranças da primeira-dama, atirou e acabou acertando em Núbia Dutra.

Declaração infeliz
O problema acabou sendo abordado, de forma infeliz, pelo prefeito de Paço do Lumiar e marido de Núbia Feitosa como um ato de atentado político.
Domingos Dutra alegou perseguição e falou que os tiros contra a esposa foi um atentado político contra sua gestão.
Pela primeira-dama e pelos demais envolvidos, a polícia tem elementos em um vídeo que demonstram que toda confusão foi oriundo da intervenção de Núbia contra violência contra mulher.


E MAIS

• Esta semana deverá ser conhecida a posição oficial dos deputados federais do Maranhão em relação à votação da denúncia da PGR contra o presidente Michel Temer.

• Segundo apurou O Estado, nove dos 18 membros do Maranhão na Câmara dos Deputados já haviam se posicionado.

• Cinco deputados a favor da denúncia contra Michel Temer e quatro contra. Entre os que declaram ser a favor de Temer estão Hildo Rocha, Juscelino Filho e Cléber Verde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.