Cumprimento judicial

Após pressão e críticas, Governo entrega quadra para moradores da Aurora

Entrega do espaço faz parte de acordo firmado no início deste ano, quando o Governo prometeu dar compensações por causa da inclusão da Funac no bairro

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h36
Quadra e espaço para ginástica e lazer foram reformados como parte do acordo entre moradores e Governo
Quadra e espaço para ginástica e lazer foram reformados como parte do acordo entre moradores e Governo (Aurora)

SÃO LUÍS - Após pressão popular e críticas, o Governo do Estado finalmente entregou, na tarde de sábado, 29, o espaço poliesportivo Assunção de Maria Gomes da Silva – em homenagem a uma moradora já falecida – no bairro Aurora, em São Luís. A entrega do local faz parte do acordo judicial firmado no início deste ano entre a comunidade e o Governo, após a instalação (contraria à vontade popular) da sede da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) no bairro.

Além da quadra para a prática de esportes, foi entregue ainda uma área para ginástica e um “pula-pula”. Até o momento e questionado por O Estado, o Governo do Maranhão não informou os valores gastos no serviço. Apesar da expectativa criada pelos moradores no bairro Aurora, o governador do Maranhão, Flávio Dino, não esteve presente à entrega.

Durante o evento e representando o governador do Estado, o secretário titular de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Francisco Gonçalves, ratificou o esforço do Poder Executivo Estadual em propiciar um espaço para a comunidade da Aurora. Em contrapartida e apesar dos argumentos do Governo, a população do bairro ainda aproveitou a ocasião para fazer cobranças, dentre elas, a pavimentação de vias e a inclusão de uma unidade fixa da Polícia Militar do Maranhão (PM). “É preciso que o Governo também cumpra com estes requisitos”, disse Raimundo Costa, morador do bairro Aurora.

Até o momento, o Governo ainda não divulgou a data de inclusão da companhia da PM no bairro. Não há ainda previsão para o asfaltamento das vias do bairro, de acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), ligada à Prefeitura de São Luís. Outra condição que deve ser cumprida pelo Poder Executivo até o dia 31 de dezembro deste ano é a retirada da unidade da Funac do bairro. Há alguns meses, o Governo chegou a informar que os internos instalados na Aurora seriam transferidos para um prédio em execução em São Luís. De lá para cá, não houve novidades sobre o assunto.

Segundo o funcionário público Cláudio Gomes e um dos moradores mais antigos da Aurora, é preciso que o Governo cumpra com as promessas feitas. “Estamos esperando que tudo o que foi prometido para nós aqui seja de fato mostrado por este Governo”, disse.

Relembre
O pesadelo dos moradores da Aurora começou no dia 4 de janeiro deste ano quando sete adolescentes da Funac foram transferidos para um imóvel no bairro, situado na rua Frei Hermenegildo. Nos dias subsequentes, vários protestos foram promovidos.

No dia 25 do mesmo mês, em audiência mediada pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos, o Governo se prontificou a retirar a unidade da Funac do bairro e a cumprir certas condições. Conforme publicado por O Estado em sua edição do dia 7 de janeiro deste ano, o prédio onde está instalada a Funac na Aurora funcionou como comitê do PC do B, partido do atual governador Flávio Dino.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.