Melhorias

Moradores da Aurora voltam a se reunir com o Governo do Estado

Comunidade reclama de abandono e pede melhorias em questões de segurança, infraestrutura e saneamento básico; entre as reivindicações da comunidade está a instalação de uma escola

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Unidade da Funac funcionará na Aurora até dezembro, conforme acordo.
Unidade da Funac funcionará na Aurora até dezembro, conforme acordo. (Funac)

SÃO LUÍS - Moradores do bairro Aurora, em São Luís, voltaram a se reunir com representantes do Governo do Estado, ontem, para reivindicar melhorias na comunidade. Eles alegam que a comunidade voltou a ser negligenciada pelo poder público. A reunião aconteceu na sede da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), localizada na Avenida Jerônimo de Albuquerque, e contou com representantes do órgão estadual.

Após o acordo feito entre o governo e os moradores, que garantiu o funcionamento de uma Unidade de Ressocialização da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) no bairro até dezembro deste ano, o governo comprometeu-se em colocar em prática uma série de ações para beneficiar a população local, mas isso não vem acontecendo, conforme a alegação das pessoas.

“Nós queremos a garantia da implementação de políticas públicas para a nossa comunidade, pois o que mais está nos preocupando é a questão da criminalidade”, disse Mario da Silva, presidente da União dos Moradores do bairro. Ele afirmou também que os assaltos voltaram a ser crescen­tes na região, o que tem amedron­tado a todos.

Problemas
Essa não é a primeira vez que os moradores da Aurora reclamam do abandono por parte do poder público. No mês passado, eles se reuniram com o juiz Douglas Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, para discutir os problemas de infraestrutura do bairro e saber como cobrar do poder público a instalação de unidades de ensino, saúde, melhorias na pavimentação e segurança pública.

Para tentar mudar a realidade, a União dos Moradores começou uma série de audiências com representantes do Poder Judiciário para tratar de outros problemas relativos à falta de infraestrutura da Aurora, que vieram à tona no começo deste ano, com a tentativa do Governo do Estado de instalar uma Unidade de Ressocialização da Funac, na Rua Frei Her­menegildo.
Entre as reivindicações da comunidade está a instalação de uma escola, uma unidade de saú­de, asfaltamento das vias do bair­ro, posto policial e saneamento básico. O Governo do Estado foi procurado pela reportagem em busca de um posicionamento, mas até o fechamento desta página nenhuma resposta foi obtida.

SAIBA MAIS

A Aurora é um dos bairros centenários de São Luís. Em mais de 100 anos de existência, a localidade nunca teve uma escola, um único hospital, posto policial, ou mesmo
uma farmácia, como afirmam os moradores mais antigos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.