Na passarela do Samba

Favela do Samba anuncia seu tema para o Carnaval 2018

Campeã do Carnaval 2017 de São Luís, a agremiação, do bairro Sacavém, homenageará obra do escritor maranhense Sávio Dino

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
A escola de samba é a que possui mais títulos no Carnaval de São Luís.
A escola de samba é a que possui mais títulos no Carnaval de São Luís. (Favela do Samba)

SÃO LUÍS – Campeã do Carnaval 2017 de São Luís, a escola Favela do Samba, em reunião nessa terça-feira (25), representada pelo seu presidente, o advogado João Moraes, e pelo professor Euclides Moreira Neto, diretor de carnaval, com o escritor acadêmico Sávio Dino, na Academia Maranhense de Letras, ficou acordado que o tema da agremiação para o carnaval de 2018 será inspirado no livro “A Coluna Revolucionária Prestes a Exilar-se”, de autoria Sávio Dino.

Dessa maneira, a Favela do Samba deverá mais uma vez recorrer à história recente do Maranhão no episódio que envolveu o movimento tecnicista e o “Cavaleiro da Esperança”, Luís Carlos Prestes durante a passagem pelo Maranhão, quando pretendia chegar à capital maranhense em um movimento de rebeldes para instalar uma trincheira socialista no Brasil.

Para o presidente da Favela, o advogado João Moraes, o livro de Sávio Dino é uma obra rica em detalhes e que dará margem para a realização de um belo enredo e um excelente roteiro carnavalesco para a escola do Sacavém. “Vamos revisitar aquele movimento político com a leveza de um olhar poético-crítico para produzirmos um grande desfile na passarela do samba”, destacou Moraes.

De acordo com João Moraes, agora que o escritor Sávio Dino deu autorização para a utilização de seu livro para fundamentar o roteiro da Favela do Samba, “agora cabe à escola se debruçar sobre as informações prestadas pelo escritor para realizar um grandioso desfile em forma de ópera carnavalesca”.

Para o diretor de carnaval da escola, o professor Euclides Moreira Neto, o tema é rico em fatos e histórias que tem tudo a haver com o Maranhão, o que proporcionará um desfile pedagógico e fácil de ser compreendido pelo público e jurados.

Segundo informações da direção da escola, o enredo deverá ser lançado oficialmente ainda na primeira quinzena do mês de agosto, na quadra da escola com a presença do escritor Sávio Dino, e a presença de outros acadêmicos da Academia Maranhense de Letras, e toda nação favelense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.