Opinião

O dr. José Sarney é realmente imortal

O dr. José Sarney é também um agente que fez história

José Carlos Sousa Silva - Advogado, jornalista e professor universitário. Membro da Academia Maranhense de Letras. E-mail: jcss@elo.com.br

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

Muitas décadas já se passaram e eu sempre vi, com muita atenção, admiração e com profundo respeito a atuação do escritor e político dr. José Sarney.

Ele é, sem dúvida, muito digno da aprovação completa do povo brasileiro e de muitos outros povos no mundo, pois sempre agiu com muita inteligência e cultura, demonstrando assim ser um defensor permanente da legitimidade e da legalidade no exercício de qualquer poder.

Ele nunca perdeu o seu tempo disponível. Soube, sabe e saberá usá-lo em defesa do bem e dos bons. Sempre soube de onde veio e para onde queria ir a fim de poder conquistar os melhores espaços na literatura e na política.

Com esse seu comportamento exemplar, como escritor, chegou a ser membro efetivo da Academia Maranhense de Letras, onde permanece ocupando a Cadeira nº 22, desde 17 de junho de 1953. É também membro da Academia Brasileira de Letras, onde ocupa a Cadeira nº38. Nestas duas academias estão registrados fatos, atos, obras excelentes em benefício da Literatura. Eis aí a grandeza e a beleza de sua produção literária.

Na política, o dr. José Sarney é também um agente que fez história e nesta estão registradas, com muito destaque as suas ações e omissões em benefício do povo, lutando sempre em respeito completo à democracia, em apoio integral à legitimidade e à legalidade.

Tudo o que é de melhor no Maranhão, até hoje, deve ser reconhecido como obra do governador dr. José Sarney. O povo maranhense sabe de onde ele veio, onde está e para onde merece ir. A sua história política lhe indica o melhor caminho. Soube, sim, ser deputado, governador, senador, presidente do Brasil e presidente do Congresso Nacional em vários mandatos, demonstrando a sua inteligência, cultura e honestidade em benefício do povo.

Na história da política brasileira está o dr. José Sarney, que deve ser sempre citado como um bom exemplo na construção do melhor para o povo.

A pessoa no mundo, especialmente no Brasil e no Maranhão, se não reconhecer a importância literária e política do dr. José Sarney é porque sofre de crueldade mental e assim não sabe avaliar a força do saber pensar, sentir, ouvir, falar e escrever em benefício da humanidade.

O dr. José Sarney tem, como ser humano, uma história digna do respeito e da admiração de todas as pessoas. Ele nasceu em Pinheiro, no Maranhão, a 24 de abril de 1930. Já completou 87 anos e sempre soube viver e respeitar a vida dos seus semelhantes. Nunca agrediu ninguém. Sempre foi e é cordial com todas as pessoas que se lhe apresentam.

Assim, ele cresceu muito e está na eternidade. Tem espaço social suficiente para continuar sendo percebido e aplaudido.

Ele é muito religioso. Tem fé em Deus. Assim, recebeu magníficas lições. Sabe viver e respeitar a vida inteira, completa.

Ele já cumpriu todos os seus deveres. Exerceu e exerce os seus direitos somente praticando o melhor em benefício das pessoas merecedoras desse tipo de comportamento.

São muitas as suas obras literárias e quase todas já traduzidas para outros idiomas, através das quais os seus leitores lhe fazem dignos elogios.

Diante de tudo isso, é justo que todas as pessoas digam: “o dr. José Sarney é realmente um imortal.”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.