Organização

Barraqueiros da Praia do Cacau são cadastrados

Medida busca conscientizar sobre importância da coleta seletiva, entre outros cuidados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

IMPERATRIZ - Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmarh) se reuniu com os barraqueiros na Praia do Cacau para cadastrá-los e discutir sobre coleta seletiva, além de conscientizar aqueles comerciantes sobre a importância de se preservar o rio e manter a área limpa.

O cadastro foi feito por meio de um pequeno questionário, para identificar os barraqueiros e verificar a destinação dada aos resíduos produzidos, como o óleo da fritura de alimentos. A engenheira da Semmarh, Bárbara Soares, afirmou que no período de veraneio é desenvolvido um trabalho de educação ambiental, além de “orientar sobre como é feita a coleta seletiva, para que eles separem o material que será reaproveitado pela Associação dos Catadores de Material Reciclável”.

A Ascamari vai trabalhar em parceria com a Semmarh. O presidente da associação, Antônio Conceição, explicou que irá “disponibilizar pelo menos um associado para conscientizar os barraqueiros sobre a coleta seletiva e recolher os materiais recicláveis”.

A praia dispõe de 46 barracas, e os proprietários, mesmo sem conhecer ao certo a coleta seletiva, separam o material para ser recolhido pelo serviço de limpeza pública.

O presidente da Associação dos Barraqueiros da Praia do Cacau, Francisco Ferreira, afirmou que sacolas de lixo são afixadas nas mesas dos banhistas e que “90% do óleo utilizado na preparação de alimentos é aproveitado para fazer sabão”.

O coordenador de Coleta Seletiva da Semmarh, Jairo Sant’Ana, se comprometeu a fornecer mais sacolas para serem distribuídas e informou também que uma empresa privada da cidade irá fornecer bags (grandes sacolas com capacidade de uma tonelada). Estas servirão para armazenar o material reciclável, que será recolhido e entregue à Ascamari.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.