Editorial

Para ver a cidade com outros olhos

A ideia é aproveitar o que a cidade pode oferecer de bom, tirando uma espécie de férias dos problemas do dia a dia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37

Em tempos de férias, é certo que algumas mazelas continuam a afetar a cidade. Mas, também é possível ver São Luís com outros olhos para enxergar o que a cidade pode oferecer como opção para a diversão e o entretenimento da criançada e dos adolescentes. Não fosse assim, e por essas opções, como explicar a vinda de turistas para a cidade no período.
A ideia é redescobrir a capital com as crianças e jovens, deixando de lado os buracos, o lixo, o trânsito confuso. É revisitar a cidade que permanece pronta para receber o visitante, seja ele morador ou não. Museus, centros de cultura, espaços culturais, cinemas, tudo na medida para quem quer se divertir e ainda aprender, muitas vezes brincando.
Muitas são as opções e basta dar uma olhada com mais calma no roteiro oferecido por São Luís para definir uma programação que vai agradar a todos. Nesse caso, o Centro Histórico é o ponto de partida, até por ser uma área Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Unesco. Uma visita a essa parte da cidade, por si só, já é uma aula de história. Com seus casarões, becos e escadarias seculares já é sinônimo de muito entretenimento e conhecimento para o visitante.
Entre os atrativos da área, há o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, que apresenta a riqueza dos folguedos em exposições sobre as manifestações típicas do estado. O prédio é uma atração à parte. Há também o Centro de Paleontologia, que proporciona uma visita ao Maranhão da época pré-histórica e faz os jovens viajarem no tempo.
O roteiro também pode incluir o Museu de Artes Visuais e o Centro de Criatividade Domingos Vieira, filho, onde sempre tem uma atividade nova acontecendo e movimentando o espaço. Outro local a ser visitado é o Museu de Artes Sacras, anexo da Catedral Metropolitana, que reconta a trajetória da Igreja Católica no estado em ricas peças, objetos e imagens.
Um pouco mais distante, porém ainda no Centro, está o Museu Histórico e Artístico do Maranhão, que fica na Rua do Sol e oferece um passeio no tempo, com uma exposição permanente que recria ambientes de uma casa maranhense de séculos passados. E essas são só algumas das principais atrações desse trecho, que encanta visitantes do mundo todo.
Para quem quer só diversão e contato com a natureza, a capital maranhense tem uma das mais belas orlas do Brasil. Em quilômetros de praias, além de aproveitar a brisa do mar, é possível praticar esportes, como futebol, pega-pega e muito mais. Pode-se também estimular a criatividade construindo castelos de areia. Um passeio que, com certeza, agrada a todos, em qualquer idade.
Dessa forma, a ideia é aproveitar o que a cidade pode oferecer de bom, tirando uma espécie de férias dos problemas do dia a dia e fazendo as crianças e jovens aprenderem desde cedo que é possível amar a cidade e o que ela pode oferecer, em sua plenitude.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.