Reconhecimento

Gestão da Fecomércio recebe homenagem

O presidente José Arteiro da Silva e o vice-presidente Marcelino Ramos Araújo receberam placa comemorativa aos serviços prestados ao comércio

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
O presidente da Fecomércio José Arteiro da Silva e o vice Marcelino Araújo com os presidentes sindicais
O presidente da Fecomércio José Arteiro da Silva e o vice Marcelino Araújo com os presidentes sindicais (Homenagem Fecomércio)

SÃO LUÍS- Com a presença de 17 sindicatos patronais que representam as categorias econômicas empresariais do comércio de bens e serviços maranhense, a reunião do Conselho de Representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), realizada na quarta-feira (28), foi marcada por uma homenagem ao presidente da instituição, José Arteiro da Silva, e ao vice-presidente Marcelino Ramos Araújo.

A homenagem foi uma iniciativa do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado do Maranhão (Sincovaga) e contou com a assinatura de todos os sindicatos empresariais ligados à Fecomércio, entidades que representam em torno de 30 mil empresas do comércio maranhense. O objetivo das placas comemorativas entregues aos homenageados foi promover o reconhecimento à atuação em ações na coordenação, proteção e desenvolvimento comercial do estado.

“Este é um reconhecimento que nós, presidentes e líderes sindicais da classe empresarial do comércio de bens e serviços maranhense, prestamos a estas duas personalidades que tanto já realizaram em prol dos empresários do nosso estado”, declarou o presidente do Sincovaga, Manoel Antonio Souza Barbosa.

Ao relembrar a história da Fecomércio no Maranhão, o presidente do Sincovaga citou a trajetória do empresário José Arteiro ao assumir a presidência da Fecomércio na década de 1980 em um conjunto de salas alugadas no antigo Hotel Central, localizado no Centro de São Luís. Durante a gestão à frente entidade, destacou-se por ter conquistado a primeira sede própria para a instituição na Rua do Outeiro, também no Centro, e hoje estar num edifício de 11 andares na Avenida dos Holandeses, área comercial com maior potencial de desenvolvimento da cidade, ampliando exponencialmente a estrutura de representação aos empresários maranhenses.

Realizações

Além disso, o presidente do Sincovaga lembrou o desenvolvimento dos braços sociais do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac sob a liderança do empresário José Arteiro e do vice-presidente Marcelino Araújo. “Quando Arteiro assumiu a presidência do Sistema, a estrutura patrimonial do Senac, por exemplo, era composta por apenas três unidades, em São Luís, Caxias e em Imperatriz. Por isso, ele dedicou-se a ampliar o processo de interiorização das ações educativas e avançou, com o fortalecimento de parcerias em municípios como Bacabal, Codó, Timon e Santa Inês, além de comunidades periféricas da capital. Em 1987, o governo do estado, reconhecendo o trabalho da instituição, doou um prédio em área tombada pelo Patrimônio Histórico para sediar o Restaurante-Escola do Senac, hoje uma referência na formação de profissionais para o segmento de alimentação”, ressaltou Manoel Barbosa.

Durante a solenidade, o presidente da Fecomércio e o vice-presidente agradeceram o reconhecimento e reafirmaram o compromisso com o desenvolvimento econômico do estado. “Sinto muito orgulho de poder devolver ao Maranhão o acolhimento que esta terra me concedeu desde que cheguei aqui na década de 1960, vindo do Ceará e após morar também no Piauí. Mas foi aqui que construí a minha vida, tive meus nove filhos, todos maranhenses, e recebi esta missão de servir ao estado por meio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. Só tenho a agradecer por esse reconhecimento concedido pelos presidentes sindicais do comércio”, observou José Arteiro da Silva.

Sindicatos que assinaram a homenagem

Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado do Maranhão
Presidente: Manoel Antonio Souza Barbosa
Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de São Luís
Presidente: Antônio de Sousa Freitas

Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico e Aparelhos Eletrodomésticos de São Luís

Presidente: Maurício Aragão Feijó

Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Maranhão

Presidente: José William Câmara Ribeiro

Sindicato do Comércio Varejista de Feirantes de São Luís

Presidente: Ivanilde Sampaio da Silva

Sindicato dos Representantes Comerciais de São Luís

Presidente: Antonio Luiz Monteiro Malta Filho

Sindicato do Comércio Varejista de Pescados e Vendedores Ambulantes de São Luís

Presidente: João de Lima Filho

Sindicato do Comércio Varejista de Joalheiros e Óticas do Estado do Maranhão

Presidente: Antonio Josiel Santos Sousa

Sindicato do Comercio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado do Maranhão

Presidente: Benilton Gonçalves Diniz

Sindicato do Comércio Varejista de Imperatriz

Presidente: Vilson Estácio Maia

Sindicato dos Representantes Comerciais do Sul do Maranhão

Presidente: Reginaldo Pacheco de Sousa

Sindicato do Comercio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Imperatriz

Presidente: Francisco Eraldo Rodrigues de Moura

Sindicato do Comércio de Autopeças, Motopeças, Bicipeças, Pneumáticos, Acessórios, Máquinas, Implementos Agrícolas e Concessionárias de Venda de Veículos Automotores de Imperatriz

Presidente: João Borges Lira

Sindicato do Comercio Varejista de Açailândia

Presidente: Djalma Sousa Chaves

Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes de Caxias

Presidente: Paulo Henrique da Silva

Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caxias

Presidente: José Ivan Ferreira

Sindicato do Comércio Varejista dos Feirantes de Bacabal

Presidente: José dos Santos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.