Mudança

Hans Nina assume a vice-presidência de futebol da FMF

O ex-presidente do Moto Clube, Hans Nina, assume o departamento de competições da FMF no lugar de Antônio Henrique, que renunciou ao cargo na semana passada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Hans Nina (direita), Antônio Américo e Antônio Henrique em coletiva de imprensa
Hans Nina (direita), Antônio Américo e Antônio Henrique em coletiva de imprensa (HANS NINA FMF )

SÃO LUÍS - A Federação Maranhense de Futebol (FMF) apresentou o novo vice-presidente de competições. O ex-presidente do Moto Clube, Hans Nina, assume o departamento de competições da FMF no lugar de Antônio Henrique, que renunciou ao cargo na semana passada, após cometer uma lambança no Campeonato Maranhense.

Hans Nina assumiu a vice-presidência de competições da FMF com a promessa de voltar a colocar jogos do sub-19 durante a preliminar das partidas profissionais e organização da Série B do Campeonato Maranhense e melhorar o regulamento do Estadual do próximo ano. É bom lembrar que, por causa de um texto confuso no regulamento do Estadual deste ano, a competição foi suspensa por um grande período por conta de uma sequência de denúncias na justiça esportiva.

“O pensamento vai ser de construção, todos nós podemos fazer um futebol melhor. O Departamento de Competições tem a Segunda Divisão para pensar e as competições de base. Vamos propor para o presidente Antônio Américo para voltar a colocar jogos, por exemplo, da categoria sub-19 nas preliminares dos jogos dos profissionais. São ideias ainda. Vamos trabalhar também logo o regulamento para o próximo Estadual para deixar a competição mais interessante”, declarou.

Como dirigente de futebol, Hans Nina foi cartola do Moto Club. Ele foi diretor de marketing do Moto, entre 2013 e 2015, assumiu a presidência do Rubro-Negro em 2016 e acabou com o jejum de títulos estaduais de oito anos e ainda conquistou o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro.

Para o presidente da FMF, Antônio Américo, a campanha vitoriosa de Hans Nina no Moto o credenciou ao cargo de diretor de competições da FMF. “Ele teve coragem de assumir o Moto e subiu para a Série C. É essa competência e essa qualidade que esperamos que ele exerça enquanto diretor na Federação. Ele terá toda a liberdade para fazer tudo que quiser, mas a última palavra será sempre do presidente”, disse.

Antônio Henrique deixou o cargo no início da tarde da última sexta-feira. A informação foi confirmada pela presidência da FMF, Antônio Américo. O diretor resolveu deixar o cargo depois de erro que levou o Cordino a entrar na Justiça Desportiva acusando o Sampaio de usar um atleta de forma irregular no Estadual. Ao detectar que havia se equivocado, a FMF comunicou o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD­MA) que a denúncia do time de Barra do Corda não tinha fundamento, mas aí o imbróglio já estava criado.

A “lambança”

O problema surgiu, na quinta-feira, quando a direção do Cordino entrou com pedido na FMF solicitando a revisão de cartões do zagueiro Fredson, do Sampaio. Então, o vice-presidente de competições da federação, Antônio Henrique de Moraes Rego, garantiu que, após uma checagem, a suspeita do time do interior tinha fundamento.

Logo depois do “aval” de Antônio Henrique, a denúncia foi encaminhada pela FMF ao Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão (TJD­MA) e ainda suspendeu a segunda partida da final do Estadual entre Cordino x Sampaio.

O problema é que foi averiguado que a súmula do jogo entre Sampaio e Moto (do dia 29/04) havia passado por uma retificação. O cartão amarelo que havia sido assinalado para Fredson, na verdade foi direcionado ao zagueiro Alex. Com isso, a FMF teve que pedir o arquivamento da denúncia do Cordino e manter o jogo da final do estadual para esta quinta-feira.

Antônio Henrique já havia pedido para deixar a FMF desde o dia 2 deste mês, principalmente por causa de problemas pessoais, e esse problema foi a deixa que ele precisava para abandonar o cargo. E após confusão criada na semana passada, Antônio Américo decidiu aceitar o pedido.

Apesar de ter a sua saída oficializada do comando técnico da FMF, Antônio Henrique ainda comandará os preparativos para o jogo a final do Campeonato Maranhense.

O pensamento vai ser de construção, todos nós podemos fazer um futebol melhorHans Nina, vice-presidente de competições da FMF

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.