Ação policial

Foragidos de Pedrinhas são mortos no interior do estado

José Nilson Rocha Durans, o Nilsinho Pezão, de 33 anos, foi assassinado a tiros, na cidade de Zé Doca, ontem; Vanderluz Gomes da Silva, Martelo, de 36 anos morreu durante cerco policial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
José Nilson Rocha Durans, 33 anos, o NIlsinho Pezão, foi assassinado a tiros em Zé Doca
José Nilson Rocha Durans, 33 anos, o NIlsinho Pezão, foi assassinado a tiros em Zé Doca (José Nilson Rocha Durans, 33 anos, o NIlsinho Pezão, foi assassinado a tiros ontem na cidade de Zé Doca)

SÃO LUÍS - Dois foragidos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas e integrantes de quadrilha interestadual especializada de roubo a banco foram mortos no interior do estado em menos de 24 horas durante confronto com a polícia. Um deles foi identificado como José Nilson Rocha Durans, o Nilsinho Pezão, de 33 anos, que foi assassinado a tiros, na cidade de Zé Doca, ontem.

Ainda de acordo com as informações da polícia, Nilsinho Pezão foi um dos 36 resgatados da Unidade Prisional de Ressocialização de São Luís 6 (UPSL 6), antigo Centro de Detenção Provisória (CDP), ocorrido no dia 21 do mês passado. A polícia também informou que desses fugitivos, oito já morreram trocando tiros com policiais, 17 recapturados e ainda há 11 foragidos.

O superintendente Estadual de Investigações Criminais (Seic), delegado Thiago Bardal, informou que a equipe da Seic, por meio de trabalho investigativo, ficou sabendo que Nilsinho Pezão estaria se escondendo em uma residência, localizada nessa cidade. Os policiais se deslocaram até essa localidade e foram recebidos a bala.

Houve um confronto e Nilsinho Pezão acabou sendo baleado. O delegado informou que Nilsinho foi levado para o hospital dessa cidade e veio a falecer antes de ser submetido a tratamento cirúrgico. “Esse quadrilheiro estava portando um revólver 38 e havia cápsulas deflagradas”, disse Bardal.

O delegado disse ainda que Nilsinho possui uma vasta ficha criminal pelos crimes de roubo a bancos, localizados nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins. Ele, inclusive, teria participado ao assalto do Banco da Amazônia da cidade de Pinheiro, ocorrido no último dia 13.

Morto a tiros

O outro foragido de Pedrinhas e acusado de roubo a banco, Vanderluz Gomes da Silva, Martelo, de 36 anos, também foi morto a tiros durante cerco feito pela equipe da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) e policiais militares. Esse fato ocorreu na madrugada de sábado, 24, na cidade de Santa Rita.

Ainda segundo Bardal, na noite da última sexta-feira, os policiais ficaram sabendo que Vanderluz da Silva estaria se escondendo nesse município e acabou armando campana nessa localidade. Na madrugada de sábado, 24, acabou ocorrendo o confronto e um dos tiros atingiu o foragido, que ainda foi levado para o hospital dessa cidade, mas chegou sem vida.

O corpo dele foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser periciado. O criminoso era natural de Goiânia ( GO) e possui uma extensa ficha criminal, principalmente, pelo crime de roubo a bancos nos estados do Maranhão, Piauí e Tocantins.

Mais morte

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o adolescente, identificado como Walisson Santos da Silva, de 17 anos, morreu durante um acidente de trânsito ocorrido durante o último sábado, 24, no KM 455 da BR 226, na zona rural de Grajaú. Ainda segundo a PRF, o menor estaria conduzindo uma motocicleta Pop 100, de placa não identificada, e colidiu de forma frontal com uma carreta Iveco, de placas NWW 1108, que vinha no sentido contrário.

A vítima sofreu várias fraturas pelo corpo e morreu ainda no local. A PRF isolou a área do acidente e o corpo do adolescente foi removido para o Hospital Municipal de Grajaú, onde foram realizados exames periciais e, logo após, liberado para os familiares. Ontem, ocorreu o sepultamento da vítima no cemitério dessa cidade.

A polícia também registrou a morte de outro adolescente. Breno Silva Sousa, de 16 anos, foi morto a tiros durante a madrugada de ontem, no Residencial Sebastião Régis, em Imperatriz. O caso está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoas de Imperatriz, mas, até o começo da noite de ontem, não tinha sido registrada a prisão dos acusados e a polícia também não informou a motivação desse crime.

Resgate

Na noite do dia 21 de maio deste ano, criminosos trocaram tiros com a polícia e agentes penitenciários como ainda conseguiram explodir o muro dos fundos da CDP. Essa ação ilegal resultou na fuga de 36 apenados do bloco Gama e, de acordo com as informações da polícia, tinha como objetivo resgatar apenados que respondem por assalto e explosão de bancos.

NÚMERO

- 2 foragidos do Complexo Penitenciário de Pedrinha foram mortos em confronto com a polícia durante o final de semana no interior do estado

- 11 apenados do CDP continuam foragidos

Frase

“Esse quadrilheiro estava portando um revólver 38 e havia cápsulas deflagradas”.

Delegado Thiago Bardal

Superintendente Estadual de Investigações Criminais (Seic)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.