Cinema

Grandes produções na tela

Festival Varilux, que acontece em várias cidades do Brasil, terá programação também em São Luís, de amanhã até o dia 21 deste mês, no Cine Lume e no Cinépolis

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
A Viagem de Fanny será exibido no festival
A Viagem de Fanny será exibido no festival

SÃO LUIS- São Luís também entra na programação do Festival Varilux, de amanhã até o dia 21 deste mês, em dois endereços, no Cine Lume (Renascença II) e no Cinépolis (São Luís Shopping). A iniciativa acontece em 55 cidades brasileiras. A programação deste ano é composta por 19 produções inéditas nos cinemas brasileiros, incluindo um documentário e um clássico. Sucesso de público em 2016, quando levou 156 mil pessoas aos cinemas, o festival repete o formato do ano passado com duas semanas de exibição.

Os maiores astros do cinema francês estarão presentes na seleção. O público poderá conferir os mais recentes trabalhos de Catherine Deneuve, Gérard Depardieu, Juliette Binoche, Marion Cotillard, Guillaume Canet, Omar Sy e Cécile de France. Outro destaque é à última atuação de Emmanuelle Riva, falecida em janeiro último, em “Perdidos em Paris”.

Nesta quinta-feira, no Cine Lume, serão exibidos os filmes “Amanhã” (16h), “A Viagem de Fanny” (14h e 16h10), “Perdidos em Paris” (17h45), “Na Cama com Victoria” (19h20), “Coração e Alma” (22h50), “Uma viagem muito louca” (15h45), “Tal mãe, tal filha” (17h40), “Rock’n Roll – Por trás da Fama” (19h25) e “O Reencontro” (23h40). No Cinépolis, o público irá conferir “Um instante de amor” (19h), “O Reencontro” (21h30), “Uma família de dois” (19h) e “Tal mãe, tal filha” (21h30).

“Amanhã”, por exemplo, com Mélanie Laurent, Pierre Rabhi e Olivier De Schutter, por exemplo, conta a história de Cyril Dion e Mélanie Laurent, que partem com uma equipe de quatro pessoas por 10 países para entender o que poderia provocar uma catástrofe e, sobretudo, como evitá-la. Durante a viagem, encontraram pioneiros que reinventaram a agricultura, a energia, a economia, a democracia e a educação. Todas juntas, estas iniciativas positivas e concretas, já contribuem para definir o mundo de amanhã. Sucesso na França, o filme já foi visto por mais de 1 milhão de pessoas e premiado com o César de melhor documentário em 2016.

Em “A Viagem de Fanny”, a menina de 12 anos é uma jovem corajosa que, escondida num lar distante de seus pais, cuida das duas irmãs mais novas. Tendo que fugir precipitadamente, ela se coloca à frente de um grupo de 8 crianças e inicia uma perigosa viagem através da França ocupada para chegar à fronteira suíça. Entre medos, gargalhadas e encontros inesperados, o grupinho aprende o que é independência e descobre o valor da solidariedade e da amizade.

No filme “Perdidos em Paris”, Fiona, bibliotecária de uma pequena cidade canadense, recebe uma aflita e angustiada carta de sua tia Marta, uma senhora de 93 anos, que vive sozinha em Paris. Sem pestanejar, Fiona embarca no primeiro avião rumo à capital francesa apenas para descobrir que Martha desapareceu. Em uma verdadeira avalanche de desastres inexplicáveis, Fiona conhece Dom, um sem-teto egoísta e sedutor, que não vai deixá-la seguir sozinha em sua busca. Um conto divertido e cativante sobre três pessoas peculiares perdidas em Paris. Dos mesmos diretores e comediantes de Rumbae La fée.

O festival oferece ao público novas atividades paralelas este ano, com a organização de mesas-redondas e sessões democráticas em várias cidades, em parceria com as Alianças Francesas do Brasil e ColaborAmerica, também para refletir sobre temas ambientais abordados em “Amanhã”. A primeira será dia 10 de junho, no Rio de Janeiro.

Comédia
Comédia "Perdidos em Paris" está em cartaz nos cinemas

Serviço
O quê

Festival Varilux

Quando
De quinta até o dia 21, a partir das 14h

Onde
Cine Lume e Cinépolis

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.