Universidade

Universidade Ceuma lança curso de Medicina em Imperatriz

Evento aconteceu quinta-feira e foi prestigiado por representantes de diversos segmentos da sociedade de imperatriz; curso oferecerá 100 vagas anuais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
O presidente do Grupo Ceuma, Clóvis Fecury, fala durante evento.
O presidente do Grupo Ceuma, Clóvis Fecury, fala durante evento. (O presidente do Grupo Ceuma, Clóvis Fecury, fala durante evento)

IMPERATRIZ - A Universidade Ceuma lançou, na noite de quinta-feira ,25, o curso de Medicina em Imperatriz, que vai funcionar com 100 vagas anuais no turno diurno. A portaria nº 397 do Ministério da Educação (MEC) autoriza a implantação da graduação na cidade. As inscrições estão abertas até 9 de junho e as provas serão aplicadas dia 25 de junho.

Em uma solenidade bastante concorrida, prestigiada pelo presidente do Grupo Ceuma, Clóvis Fecury, representantes do segmento acadêmico, empresários e autoridades do poder público, a graduação foi apresentada com suas especificidades e estrutura plenamente adequada à formação de profissionais qualificados, aptos a ingressar na carreira e atuar com o melhor preparo para salvar vidas.

A inauguração do curso de Medicina era aguardada com grande expectativa em Imperatriz. A graduação atrairá expressivo contingente de estudantes não só do município, mas de toda a Região Tocantina e até de estados vizinhos.

O curso de Medicina da Universidade Ceuma objetiva atender a uma demanda no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), tendo em vista que o Maranhão é carente de cursos nesta área, o que deixa o estado em último lugar na relação médicos por habitantes, seguido do Pará e do Amapá. Apenas 0,7 médicos por 1.000 habitantes, quando a média nacional é de dois médicos por 1.000 habitantes. Os dados são do Conselho Federal de Medicina.

“A implantação do curso de Medicina em Imperatriz vem corrigir uma carência história de médicos na região. O município tem índice de 0,58 médicos por 1.000 habitantes. Nos próximos anos, a carência de profissionais dessa área na Região Tocantina deve cair significativamente”, disse o reitor da Universidade Ceuma, Saulo Martins.

Parceria

A Universidade Ceuma e a Prefeitura Municipal de Imperatriz firmaram parceria para a instalação do curso. Essa articulação se fez necessária e, neste sentido, também está sendo proposto o fortalecimento da parceria através da qualificação de recursos humanos da rede municipal de saúde, entre outras propostas. “No futuro será importante o desenvolvimento de projetos de residência médica nos hospitais públicos de Imperatriz para a fixação destes futuros profissionais na Região Tocantina”, comentou Saulo Martins.

De acordo com o reitor, serão utilizados dois métodos no curso de Medicina: o Problem-Based Learning (PBL), responsável pelo ensino das bases teóricas da medicina; e o Team Based Learning (TBL), que é uma forma de aprendizagem em pequenos grupos. “A ideia é que o projeto de Imperatriz seja misto. Ele contempla o que há de bom no método tradicional dos cursos de Medicina e o melhor da aprendizagem ativa que é o PBL e o TBL. A grande dificuldade do curso é a falta de titulação dos médicos professores. Por causa disso, a Universidade Ceuma está oferecendo um curso de pós-graduação e, para os que o concluírem, passarão para o mestrado”, informou Saulo Martins.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.