PARQUES URBANOS

Estrutura do Parque do Bom Menino está comprometida

Última reforma aconteceu há quase cinco anos; conforme usuários do parque, os vândalos, além de violar a segurança, também furtam o material para depois ser revendido

Jock Dean / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
GRADES de aço instaladas em volta do parque foram arrancadas por vândalos, deixando espaço aberto
GRADES de aço instaladas em volta do parque foram arrancadas por vândalos, deixando espaço aberto (Bom Menino)

SÃO LUÍS - Os parques urbanos são áreas verdes que podem trazer qualidade de vida para a população, pois proporcionam contato com a natureza e suas estruturas e qualidade ambiental. Quando adequados e atrativos, são determinantes para a realização de atividades físicas e o lazer. Mas em São Luís os parques públicos estão com problemas de infraestrutura que comprometem sua função de espaço de lazer. No Parque do Bom Menino, no Centro, além dos problemas na estrutura, a segurança é um dos principais problemas.

A última reforma no parque aconteceu há quase cinco anos. Na ocasião, de acordo com dados da administração municipal, foram gastos R$ 2 milhões, que garantiram a recuperação total de todo o piso de concreto da pista de cooper, além da recuperação do ginásio poliesportivo Tião e das demais quadras esportivas. A inauguração ocorreu em junho de 2012.

No perímetro do parque, foi fixada uma grade de 1.100 metros de aço inox, com dois metros de altura, com a finalidade de evitar corrosão por ferrugem. Apesar da medida, O Estado encontrou vários trechos da grade quebrados. De acordo com usuários do parque, os vândalos, além de violar a segurança do parque, também furtam o material para depois ser revendido.

Mas este não é o único problema do local. Várias luminárias estão sem lâmpadas, deixando o parque com a iluminação comprometida no período noturno, o que aumenta o risco de assaltos e outras ações criminosas. Em uma das quadras do parque, o alambrado está quebrado e não há as cestas para a prática de basquete. Diariamente, estudantes das escolas da região do centro de São Luís se reúnem no local para jogar futebol nas quadras do parque após o término das aulas.

LEIA TAMBÉM :

Reserva do Itapiracó tem vários problemas de manutenção



Mesmo com as deficiências na iluminação no local, usuários insistem em desafiar o perigo e se arriscam pelos 9.557,30 metros quadrados da área para praticar atividades físicas. Segundo usuários, vândalos furtam as lâmpadas dos postes e a fiação elétrica também foi levada por bandidos. Apesar dos furtos, as lâmpadas e a fiação não foram repostas.

Mesmo cobrando do poder público as suas responsabilidades, Paulo Cantanhede, que costuma correr no parque diariamente, lembra que a maioria dos usuários não se preocupa em preservar o local. “A realidade do parque não muda muito. A Prefeitura vem aqui, melhora, mas logo depois piora de novo. Agora, as pessoas não sabem conservar o que tem de bom na cidade. Não adianta o poder público arrumar se a população não cuidar”, disse.

NÚMEROS
R$ 2 milhões é o valor que foi gasto na última reforma do Parque do Bom Menino
2014 foi o ano em que a urbanização da APA do Itapiracó foi inaugurada

SAIBA MAIS

Estrutura do Parque do Bom Menino
Área total: 9.557,30 m²
2 estações de alongamento
Rampas de acessibilidade
Grades aço inox - 1.026,40m x 2m
Pista de Cooper de Concreto
Ginásio poliesportivo Tião

Fonte: Impur

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.