Tecnologia

TV Mirante promove palestra sobre era digital para alunos de cursos técnicos

Iniciativa, realizada na tarde de ontem no Senai do Monte Castelo, visa conscientizar as pessoas acerca da nova tecnologia e divulgar as mudanças de transmissão da emissora

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Alunos do Senai tomaram conhecimento ontem do sinal digital da TV Mirante
Alunos do Senai tomaram conhecimento ontem do sinal digital da TV Mirante (Alunos do Senai tomaram conhecimento ontem do sinal digital da TV Mirante)

SÃO LUÍS - Representantes da TV Mirante estiveram, na tarde de ontem, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no bairro Monte Castelo, em São Luís, para promover uma oficina com alunos de cursos técnicos das áreas de Eletrônica e Informática sobre os desafios da era digital. A iniciativa teve como objetivo conscientizar os jovens acerca do sinal digital, que deverá funcionar integralmente em várias cidades do Maranhão a partir de março do ano que vem.

Durante a atividade, a gerente interina de Programação da TV Mirante, Anamélia Figueiredo, acompanhada dos técnicos da emissora, Edson Lima, Roosevelt Louredo e Álvaro Bezerra, expuseram os requisitos que devem ser seguidos pelo telespectador para se inserir na nova tecnologia. Dentre as condições, está a necessidade de aquisição de um conversor, que efetuará a transformação do sinal analógico da TV em digital.

Na exposição, Roosevelt Louredo exibiu três televisões com qualidades de imagem distintas (analógica, digital com conversor e HDTV). “Decidimos fazer esta demonstração para que vocês, alunos, percebam justamente a diferença, em termos práticos, da mudança de um sinal analógico para digital”, disse. Além de fazer a demonstração, ele também fez menção às mudanças na programação da TV Mirante, incluindo troca de equipamentos e adaptação de estúdios.

Segundo a gerente interina de Programação da TV Mirante, a palestra serviu para divulgar as vantagens da tecnologia digital. “É uma mudança para melhor, sem dúvida. E com esta atividade, a quantidade de pessoas que poderá multiplicar estas informações será fundamental para a consolidação desta mudança tecnológica no estado”, disse.

Ela frisou ainda a possibilidade, com a era digital, de criação de novos campos de trabalho. “Novos profissionais serão necessários nas emissoras e abertas possibilidade de criação de áreas de atuação, ou seja, a abertura de postos de trabalho”, afirmou.

Informação

O aluno do curso de redes de computadores do Senai, Mateus Lima, de 17 anos, disse que as informações sobre a era digital repassadas pela TV Mirante são novas para ele. “Nunca havia me atentado sobre a complexidade desta nova tecnologia, que veio realmente para ficar. A palestra foi essencial como aprendizado, inclusive, para mim”, disse.

Os técnicos da TV Mirante darão novos esclarecimentos acerca da era digital amanhã, 27, durante a Ação Global, que acontecerá no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, a partir das 8h.

Peça

De acordo com a gerência de programação da TV Mirante, o desligamento total do sinal analógico se dará inicialmente em São Luís, além das cidades de Alcântara, Bacabeira, Bacurituba, Icatu, Paço do Lumiar, Raposa, Rosário, São Bento e São José de Ribamar. Depois, o desligamento acontecerá em Timon (a partir do dia 30 de maio do ano que vem) e, por fim, no dia 5 de dezembro de 2018, nas cidades de Imperatriz, Davinópolis, Governador Edson Lobão, João Lisboa, Senador La Rocque e Araioses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.