Decidido!

STJD confirma o Sampaio na final do 2º turno do Estadual

Com a decisão, a final do returno do Estadual poderá ter o jogo de volta, em São Luís, entre o Tricolor e o Cordino

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Sérgio Frota, presidente do Sampaio, ao lado dos advogados Michel Assef Filho e Marcos Assef
Sérgio Frota, presidente do Sampaio, ao lado dos advogados Michel Assef Filho e Marcos Assef (SÉRGIO FROTA )

Por quatro votos a dois, o pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva decidiu que o Sampaio Corrêa tem a vantagem de jogar pelo empate a semifinal do segundo turno do Campeonato Maranhense. Com a decisão, a final do returno do Estadual poderá ter seu jogo de volta, em São Luís, entre o Tricolor e o Cordino, que está marcado para o dia 7 de junho, às 19h45, no Estádio Castelão.

No julgamento, realizado na tarde de ontem, na sede do STJD, no Rio de Janeiro, dos seis auditores que votaram, quatro entenderam que o Sampaio tinha a vantagem de jogar pelo empate a semifinal do segundo turno contra o Moto e que fosse mantido o resultado jogo, 2 x 2, e a classificação do Tricolor, e os outros dois votaram para que a semifinal fosse realizada novamente.

A diretoria do Sampaio recorreu ao STJD decisão do Tribunal de Justiça Desportivas do Maranhão (TJD-MA), realizado no dia 2 deste mês. O tribunal estadual decidiu, por cinco votos a três, que a vantagem de jogar pelo empate na semifinal do segundo turno da era do Moto, e anulou o primeiro jogo da final do Tricolor contra o Cordino, realizado em Barra do Corda, que terminou empatado por 1 x 1 e ainda obrigou que a Federação Maranhense de Futebol (FMF) marcasse os jogos da final do returno entre o Rubro Negro e a Onça. O primeiro jogo foi marcado e a delegação motense até chegou a viajar, mas por força de uma liminar impetrada pelo Tubarão no STJD o Campeonato Maranhense foi suspenso até ontem, quando foi julgado mérito do recurso dos bolivianos.

A defesa do Sampaio pediu que fosse cumprido o regulamento do Campeonato Maranhense que em seu artigo número 11 diz que "Na disputa da fase Semifinal as Associações que obtiverem o melhor índice técnico, na soma dos pontos ganhos na Primeira Fase, realizarão as suas partidas na condição de mandantes, com a vantagem de jogar pelo empate". Como fase classificatória o Sampaio terminou com oito pontos, em segundo lugar do grupo A, e o Moto com seis pontos em primeiro do grupo B. Antes da semifinal, o Tricolor reclamou a vantagem junto à FMF, que se posicionou a seu favor.

Presidentes divergem

“Acho que os auditores do STJD fizeram justiça ao restabelecer o regulamento do campeonato, que é claro e vale o que está escrito. Isso prova que a decisão do TJD-MA foi totalmente equivocada. A prova disso, é que o presidente do STJD mandou que fosse investigado o voto do relator do processo no TJD-MA, Gutemberg Araújo. Gostaria de agradecer aos advogados nos defenderam aqui do Rio de Janeiro: Michel Assef Filho e Marco Assef, e o nosso diretor jurídico Jorge viveiros. Agora, vamos jogar a final contra o Cordino e buscar as vagas na Copa do Brasil e Copa do Nordeste”, declarou o presidente do Sampaio, Sérgio Frota, que acompanhou julgamento no Rio de Janeiro.

Do lado Moto, o presidente do clube Célio Sérgio disse que não vai recorrer à Justiça para que o time não sofra retaliações da Confederação Brasileira de Futebol (FMF). “Fico triste porque vencemos em campo e no TJD-MA. Infelizmente existem forças maiores que nos impedem de continuar lutando. Só nos resta parar por aqui para que o Moto tenha tranquilidade na Série C”, afirmou.

Logo que soube da decisão do STJD, a FMF determinou a data da partida volta da final do segundo turno do Estadual. Em portaria divulgada pelo diretor de competição da FMF, Antônio Henrique, a partida Sampaio x Cordino está marcada para o dia 7 de junho, às 19h45, no Estádio Castelão.

Com o empate no jogo de ida por 1 x 1, o Tricolor jogará pelo empate para garantir o título do returno, enquanto o Cordino, campeão do primeiro turno, caso vença, conquistará o Estadual também por antecedência.

Mais - Finais do Estadual

A FMF já adiantou que se o Sampaio vencer o segundo turnos as finais do Estadual serão nos dias 14 e 21 de junho, com ressalva para o jogo de volta, que pelo fato do Cordino ter mais pontos na classificação geral será em Barra do Corda. “Já antecipei ao presidente do Cordino que se ele não cumprir a determinação da FMF de aumentar a capacidade do Estádio para duas mil pessoas com a instalação de uma arquibancada móvel o jogo será realizado em Imperatriz”, explicou o diretor de competições da FMF, Antônio Henrique.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.