Extensão

Escola oferece curso de games e robótica em SL

Programa de extensão "Curso de Programação de Games e Robótica para Crianças", do Colégio Dom Bosco, faz parte da grade de cursos regulares e é aberto a toda a comunidade, assim como já era oferecido para estudantes da escola

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Aluno desenvolve habilidades em aulas de robótica
Aluno desenvolve habilidades em aulas de robótica (robotica dom bosco h)

Pioneiro na introdução do uso do iPad em sala de aula na educação infantil em São Luís, o Colégio Dom Bosco agora oferece o programa de extensão "Curso de Programação de Games e Robótica para Crianças", que integra a grade de cursos regulares e aberto a toda a comunidade, assim como para alunos da escola, através do programa Dom Bosco Integral ou Dom Bosco IN.

No curso, que já havia sido oferecido inicialmente para alunos do Dom Bosco, o aluno aprende conceitos básicos de programação de games, automação e construção de brinquedos, como carrinhos robôs, feitos por crianças de 7 a 10 anos de idade, com o auxílio de iPads e do instrutor Bruno Lima, assessor de Tecnologia do Grupo Dom Bosco. As aulas teóricas e práticas acontecem no Laboratório Multidisciplinar às quartas-feiras, no turno vespertino.

Conceitos

A codificação se tornou a nova linguagem do mundo e especialistas afirmam que quanto antes aprendermos sobre ela, melhor. Em um mundo cada vez mais digital, os conceitos básicos computacionais tornaram-se necessários mesmo nas situações cotidianas. Por esta razão, tem crescido o número de cursos de programação e robótica para crianças e adolescente em todo o mundo.

Assim, a robótica desponta como uma eficiente ferramenta de empoderamento para os educadores, uma vez que permite um maior engajamento dos jovens nas atividades escolares. "É muito bom para a criança que, desde cedo, passa a compreender o funcionamento dos aplicativos e jogos que fazem parte da sua rotina, além de poder construir seus próprios brinquedos robotizados", diz Bruno Lima.

Estudos mostram que a robótica traz diversos benefícios e ajuda no desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, por meio de atividades em grupo e da vivência de situações problemáticas, em que eles são estimulados a encontrar uma solução. É nesse estágio que eles planejam, apuram ideias, montam, programam, testam seus experimentos e corrigem eventuais erros.

MAIS

Benefícios para o desenvolvimento: estímulo do raciocínio lógico; maior organização; incentivo para o aprendizado de matemática, física e inglês; estímulo da criatividade; habilidades para solucionar situações adversas; melhor desempenho pessoal e profissional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.