Teconologia

Torneio Sesi de Robótica First Lego League tem etapa regional no Maranhão pela 1ª vez

Equipes de 2 a 10 competidores podem se inscrever para os torneios regionais até 12 de março; torneio é o maior de robótica do Brasil; etapa no Maranhão acontece de 13 e 14 de maio

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Torneio será online e sem participação de público, respeitando regras e protocolos de saúde contra a Covid
Torneio será online e sem participação de público, respeitando regras e protocolos de saúde contra a Covid (torneio robótica)

São Luís – Estão abertas até a sexta, 12 de março, as inscrições para o Torneio de Robótica First Lego League - Challenge, organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).De fevereiro à maio, equipes compostas por até 10 competidores, direcionadas por dois treinadores adultos, podem se inscrever no canal do Torneio de Robótica para competir nas etapas regionais, que pela primeira vez terá uma edição no Maranhão, com transmissão online pelos canais de comunicação do Sesi.

O Sesi-MA fará sua estreia como um dos sub-operadores regionais do Torneio FLL de Robótica, com abrangência para todos os estados da região Nordeste, envolvendo equipes de escolas públicas, particulares e de garagem. O Torneio Sesi de Robótica FLL-Regional MA acontecerá nos dias 13 e 14 de maio.

A equipe da Rede SESI de Educação do Maranhão disponibilizará às equipes competidoras, inscritas no Regional MA, estrutura para gravação e submissão dos rounds nas plataformas oficiais do torneio. Os ambientes serão estruturados nas escolas do SESI Anna Adelaide Bello (São Luís), Marly Sarney (Imperatriz) e Presidente Médici (Bacabal).

Participação
Para participar, os competidores devem ter de 9 a 16 anos e podem representar uma escola pública ou particular, clube, organização ou simplesmente formar um time com um grupo de amigos, mais conhecido como equipes de garagem. O SESI recomenda o número mínimo de quatro competidores por time.

Covid
Devido à pandemia da Covid-19, a competição será realizada remotamente, e seu principal ambiente de avaliação será pela First Reh (Remote Event Hub), uma plataforma oficial da FIRST desenvolvida especialmente para os torneios online.

As etapas regionais começam em 08 de abril e vão até 15 de maio. As equipes classificadas garantem vaga para o Festival SESI de Robótica, que será realizado entre 28 e 30 de maio.

Temporada 2020/2021 traz desafios
Para a nova temporada, o tema é RePLAY. O intuito é incentivar a prática de atividades físicas para garantir uma qualidade de vida melhor, evitar o sedentarismo e promover a saúde.

Deste modo, os participantes devem pensar em formas inovadoras de motivar e tornar as pessoas mais ativas. Este é o primeiro critério de avaliação: Projeto de Inovação.

É no Desafio do Robô que vemos a magia dos projetos. As equipes colocam em prática o que foi idealizado e o robô realiza 14 missões específicas, tais como: capturar, transportar, ativar ou entregar objetos em um tapete oficial da competição.

Cada time tem direito a três rounds para completar o máximo de tarefas possíveis durante 2 minutos e 30 segundos.

Para avaliar o Design do Robô, os juízes levam em consideração sensores de movimento, cor, controladores e motores, além da programação e estratégia utilizadas. A capacidade da equipe em demonstrar o que foi feito e como foi feito, bem como explicar a evolução do trabalho até o projeto final também são fatores avaliados pelos juízes.

Por fim, são verificados os Core Values. Esta categoria visa manter a competição amigável, com ganho mútuo. Deste modo, o trabalho em equipe, com inclusão, diversão e inovação são considerados.

“Estamos trabalhando para promover essa etapa regional do Maranhão desse que é o maior torneio de robótica do país. Devido a pandemia, teremos um evento fechado e exclusivo para os competidores e seguindo todas as recomendações do Sesi Nacional e da FIRST Lego League. Esse é um sonho antigo do Sesi-MA que agora será concretizado com grandes chances de nossos alunos ganharem e representarem o Maranhão na competição nacional”, enfatiza o superintendente do Sesi-MA, Diogo Lima.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.