Medicação segura

CRF/MA adere ao desafio da OMS

Conselho Regional de Farmácia do Maranhão realizou na sexta-feira,5, campanha com ação pelo uso racional de medicamentos na Deodoro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39

SÃO LUÍS – O Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos foi comemorado na sexta-feira, 5. Para lembrar a data, o Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com os conselhos regionais dos 26 estados e do Distrito Federal, adere ao Desafio Global lançado no dia 29 de março pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O CFF, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Maranhão, realizou na sexta-feira,5, a campanha com uma ação pelo uso racional de medicamentos na Praça Deodoro, em São Luís – MA. Na ocasião os farmacêuticos e acadêmicos dos cursos de Farmácia da capital orientaram os cidadãos sobre o uso correto, seguro e racional de medicamentos. Eles também aferiram pressão arterial, dosaram glicemia capilar e avaliaram pacientes que estejam em uso de medicamentos e/ou tratamentos em andamento. Ações semelhantes foram desenvolvidas nos estados, pelos demais conselhos regionais.

O Desafio Global – Global Patient Safety Challenge on Medication Safety (disponível em inglês) – tem como finalidade abordar as fragilidades nos sistemas de saúde que levam a erros de medicação e os graves danos que isso pode acarretar. A iniciativa estabelece maneiras de melhorar a forma como os medicamentos são prescritos, distribuídos e utilizados, e aumentar a conscientização entre os pacientes sobre os riscos associados ao uso indevido de medicações.

As ações serão focadas em quatro áreas: pacientes e público; profissionais da saúde; medicamentos como produtos; e sistemas e práticas de medicação. “Nós, farmacêuticos, temos um papel estratégico e fundamental nesse desafio. Podemos e devemos contribuir”, alerta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João.

Ele lembra que prevenir erros relacionados ao uso de medicamentos, além de salvar vidas, evita uma enorme e desnecessária pressão sobre os orçamentos de saúde. Segundo dados da OMS, mundialmente, o custo associado aos erros de medicação é estimado em US$ 42 bilhões por ano ou quase 1% do total das despesas de saúde globais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.