Metropolitano

Deputado aponta aumento de gastos com obra de mobilidade urbana

Hildo Rocha afirmou que modificação de projeto do Anel Metrpolitano provocou impacto negativo nas contas do Estado

Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Hildo Rocha criticou projeto do Governo do Maranhão
Hildo Rocha criticou projeto do Governo do Maranhão (Hildo Rocha)

O deputado federal Hildo Rocha (PMDB) fez duras críticas ao governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), na Câmara Federal, após analisar maior gasto de recursos públicos nas alterações feitas ao projeto do Anel Metropolitano, na Ilha de São Luís. O parlamentar ressaltou que ressaltou que a implantação do BRT serviria para desafogar o trânsito e proporcionar mais conforto para os usuários de transporte coletivo na Região Metropolitana.

“Nós teríamos BRT desde o bairro do funil, na entrada da cidade de São Luís, beneficiando também os moradores da Cidade Operaria, Cidade Olímpica, São Cristóvão, Maiobinha, Forquilha e Cohatrac. O governador alterou o projeto, do novo trecho, que tinha recursos do BNDES garantidos. Além disso, Dino excluiu também a pista de BRT que estava prevista para ocupar o canteiro central da Avenida dos Holandeses", lamentou.

No mês passado o Governo do Estado, por meio da Comissão Central Permanente de Licitação (CCL), realizou sessão de continuidade da licitação para contratação de empresa especializada para elaboração dos projetos básicos e executivos com a realização das obras de reestruturação da Avenida dos Holandeses e Litorânea, com a implantação do corredor do tipo BRT, de interesse da Agência de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). O consórcio BRT Litorânea foi quem venceu a licitação. O consórcio é formado por pelas empresas DP Barros Pavimentação e Construção Ltda e a empresa Arvek Técnica e Construções Ltda e receberá o valor global de R$ 56.124.545,13 milhões.

Segundo Hildo, contudo, o novo projeto eleva os gastos aos cofres públicos. “O projeto original da duplicação da estrada do Araçagi (trecho da Avenida dos Holandeses) previa que o BRT iria do Bairro Araçagi até a ponta D’Areia, interligando-se com o anel metropolitano, até a entrada da cidade de São Luís, passando por trás do aeroporto, beneficiando também os municípios da Raposa, Paço do Lumiar e São José de Ribamar”, disse.

O projeto do Governo do Estado contempla alterações apenas na Avenida dos Holandeses e na Avenida Litorânea.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.