Interino

Carlos Brandão assume o Governo e reúne secretários

Vice-governador do Maranhão ficará de forma interina no comando da máquina em virtude das férias do governador Flávio Dino; ele preparou agenda extensa de trabalho

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(Brandão )

SÃO LUÍS - O vice-governador do Estado, Carlos Brandão (Republicanos), assumiu ontem de forma interina o comando do Executivo. Ele substitui o governador Flávio Dino (PCdoB) que optou tirar férias de pelo menos 10 dias para descansar ao lado da família e se submeter a exames médicos de rotina.

Ele assumiu a máquina em solenidade ao lado do secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, e coordenou logo em seguida uma reunião com todos os secretários e presidentes de órgão para alinhar ações durante o período em que estiver à frente do Palácio dos Leões.

“Iniciando oficialmente o período de interinidade à frente do Governo do Maranhão, dialoguei com nosso secretariado e presidentes de órgãos para alinhamento de ações do Estado, conforme as demandas direcionadas pelo governador Flávio Dino. Agradeço a todos pela disponibilidade. Vamos em frente”, escreveu, em seu perfil em rede social.

“Vamos continuar as ações do Governo que estão em curso”, completou.

Prefeitos

Brandão recebeu prefeitos eleitos, alinhados ao Palácio, durante a manhã de ontem. A agenda ocorreu logo após a reunião com os secretários.

“Reunião com prefeitos eleitos e reeleitos para ouvir sobre seus planejamentos para este ano de 2021. Municipalizar o Governo do Maranhão é importante para garantir que demandas sejam atendidas e, assim, melhorar a qualidade de vida das pessoas em todas as partes do nosso Maranhão”, enfatizou.

Gesto

Ao tirar férias e abrir espaços para Brandão no comando do Governo do Estado, o governador Flávio Dino fortalece o aliado que saiu derrotado das eleições 2020 na capital.

Brandão tinha como candidato a prefeito de São Luís, o deputado estadual Duarte Júnior, que também pertence ao Republicanos. Weverton Rocha (PDT), adversário de Brandão dentro do próprio grupo político, apoiou o candidato Eduardo Braide (Podemos), eleito prefeito.

Em recente entrevista ao Bom Dia Mirante Flávio Dino admitiu desgaste no grupo com o racha no segundo turno da eleição municipal.

Na ocasião ele afirmou que trabalharia com esforço para reverter a crise e manter o grupo unido para a disputa eleitoral de 2022.

Depois disso, o próprio Brandão mudou o tom no embate contra Weverton. O senador, por sua vez, manteve o discurso de fidelidade ao grupo que está no poder.

Othelino faz visita de cortesia ao governador interino

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), fez uma visita de cortesia ao governador em exercício, Carlos Brandão, logo após a reunião do chefe do Executivo com o secretariado.

A visita foi também um gesto de “trégua” de Othelino, na disputa política que há dentro do próprio grupo pelo Governo na eleição de 2022.

No segundo turno da eleição municipal Othelino Neto, o senador Weverton Rocha (PDT) e o deputado federal Juscelino Filho (DEM), usaram uma camisa com a descrição em destaque: “Deserte-se”.

Era uma referência, em tom de ironia, a uma declaração de Brandão sobre os aliados do governador Flávio Dino que não seguiram com apoio a Duarte Júnior. O vice-governador chamou de “desertores” os aliados que ignoraram o candidato do Palácio dos Leões.

Ontem, na visita de cortesia, Othelino destacou o trabalho de Brandão no Executivo. A postura ameniza a crise no grupo.

“É um prazer visitar o governador em exercício, Carlos Brandão, para que nós possamos conversar sobre temas importantes para o estado. Estamos sempre exercitando essa capacidade de diálogo, que é uma marca da relação harmônica e independente que mantemos entre os Poderes constituídos no Maranhão”, disse.

Brandão retribuiu o gesto. “Desde o início da nossa gestão, sempre primamos por essa relação harmônica entre o Executivo e o Legislativo. Agradeço a visita do presidente Othelino Neto e quero reforçar a minha disposição em manter essa boa relação, afinal, temos que andar juntos nas parcerias em favor da nossa população”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.