Pescado camarada

Representação de Andrea contra Levi Pontes está na procuradoria da AL

Pedido de investigação disciplinar da deputado do PMDB ainda não chegou a comissão de ética; precisa de parecer da procuradoria da Casa e também da decisão da presidência de enviar ou não a ação a Comissão de ética

Carla Lima subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Gravação com áudio de Levi Pontes mostrava o deputado negociando distribuição de pescado em cidades que são base eleitoral do comunista
Gravação com áudio de Levi Pontes mostrava o deputado negociando distribuição de pescado em cidades que são base eleitoral do comunista (Deputado Levi Pontes)

A representação com pedido de investigação disciplinar da deputada Andrea Murad (PMDB) contra o também deputado Levi Pontes (PCdoB) está na procuradoria da Assembleia Legislativa. A previsão é de que nesta quinta-feira, 20, saia o parecer do procurador para que a mesa diretora da Casa decida se manda a representação ou não para a comissão de ética.

Na semana passada, dia 10 de abril, a deputada Andrea Murad entrou com representação contra Levi Pontes, que teve áudio dele divulgado em que aparece um diálogo que monta um esquema de distribuição de pescados comprados pela Prefeitura de Chapadinha.

O deputado comunista buscava com aliados a distribuição do pescado de Chapadinha para outras cidades que fazem parte da base eleitoral de Pontes.

Devido a denúncia, Andrea decidiu representar Levi Pontes por quebra de decoro parlamentar. “Precisamos que se apure os fatos e as provas, referente a prática irregular e grave desempenhada pelo deputado Levi Pontes, no qual pleiteia favorecimento e vantagens eleitorais com recursos públicos”, afirmou a peemedebista.

A ação foi recebida pelo vice-presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (que também é do PCdoB) que direcionou a representação para a consultoria legislativa para que fosse averiguada a parte formal que é a validade dos documentos necessários para representação na comissão de ética.

A consultoria confirmou que todos os documentos apresentados pela parlamentar são válidos e recomendou (o que é de praxe) parecer da procuradoria da Casa.

A representação de Andrea Murad foi encaminhada a procuradoria da Assembleia desde a segunda-feira. A previsão é de que nesta quinta-feira saia o parecer do procurador e somente após isso é que a mesa diretora irá se pronunciar. Antes de se posicionar, a presidência deverá reunir os membros da mesa para definir se envia a representação ou não para comissão de ética.

Situação – A situação do deputado Levi Pontes é considerada confortável pela oposição já que tanto o responsável por definir se dará prosseguimento ou não a representação é do PCdoB quando a presidente da Comissão de Ética também é do mesmo partido de Pontes.

Além disso, o PCdoB já demonstrou que não punirá o deputado mesmo este sendo flagrado negociando pescado comprado com dinheiro público para benefício próprio. Levi Pontes tinha uma reunião com o núcleo duro da legenda na segunda-feira passada, no entanto, avisou que teve um imprevisto e não pode comparecer.

A direção estadual da legenda não voltou a marcar reunião. O presidente estadual comunista, Márcio Jerry, evitar falar sobre a situação do parlamentar de seu partido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.