Violência

Deputados da base governista cobram solução de crimes de pistolagem no Maranhão

Bira do Pindaré (PSB) e Rigo Teles (PV) reclamaram de insegurança no interior do Estado

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Vereador Vavá foi um dos assassinados
Vereador Vavá foi um dos assassinados (Vereador assassinado)

Membros da base aliada ao governo Flávio Dino (PCdoB) na Assembleia Legislativa, os deputados Bira do Pindaré (PSB) e Rigo Teles (PV) utilizaram a tribuna da Casa, na manhã de ontem, para cobrar da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) solução para crimes de pistolagem que voltaram a ocorreu no Maranhão.

Bira do Pindaré (PSB) pediu “empenho e celeridade” na investigação do assassinato do líder quilombola Raimundo Silva (57) - mais conhecido como ‘Umbico’; e também do vereador de Anajatuba, Miguel Sampaio Soares, o ‘Miguel do Gogó’ (PCdoB).

Liderança do Quilombo Charco, no município de São Vicente Ferrer, Raimundo Silva é a segunda vítima de assassinato envolvendo luta por terras, de acordo com informações do parlamentar. A primeira foi em 2010, quando assassinaram o também líder quilombola Flaviano Pinto Neto; o caso teve repercussão nacional.

“Peço ao secretário Jefferson Portela uma priorização na investigação desse caso porque se trata notadamente de um caso de pistolagem no qual uma pessoa foi executada. Então, é preciso que haja um empenho redobrado nessas investigações a fim de identificar os autores do crime para que haja a punição necessária e que outros crimes dessa natureza não aconteçam no Estado do Maranhão”, reforçou.

O socialista ainda tratou, ainda, do assassinato do vereador de Anajatuba, Miguel Gogó, que, para o parlamentar, também tem características de execução e merece que toda atenção seja dada no sentindo de solucionar o caso, encontrar os responsáveis para que eles respondam pelo crime.

Segundo o deputado, a solução prática e célere dos dois crimes ajuda a coibir a prática nefasta da pistolagem no Estado do Maranhão. “Uma liderança quilombola e uma liderança política, dois casos em uma semana. Por isso, apelo a Secretaria de Segurança, do Governo do Maranhão, do Ministério Público, da Justiça, e de todos aqueles que querem renovar e transformar a realidade social em que vivemos”, concluiu.

Grajaú – O deputado Rigo Teles destacou o assassinato de um fisioterapeuta, em Grajaú, durante o feriado. Segundo ele, o crime, por suas características, também pode ter relação com pistolagem.

“Fui procurado em função dos constantes assassinatos que vêm acontecendo no município pela pistolagem. Estou preocupado com essa situação que vem acontecendo na região central do Maranhão. Em Grajaú, teve o assassinato do senhor Marcos, um fisioterapeuta do município de Grajaú, filho da cidade, querido na cidade, filho de famílias grandes do município de Grajaú, então realmente chocou a cidade”, relatou.

Ele cobrou da autoridades do Sistema de Segurança a rápida elucidação do crime.

“Peço ao secretário Jefferson Portela, que cabe a ele desvendar esse crime, para que a Polícia Civil possa realmente levar o nome dessas pessoas que já tem suspeitas na cidade, já se sabe de algum suspeito”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.