Sem definição

SMTT não dá prazo para troca de fotossensores

Enquanto isso, limite de velocidade nas principais vias da cidade, como avenida dos Holandeses, não é feito. Pasta também não informou sobre o porquê da troca dos equipamentos.

Thiago Bastos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Troca definitiva dos fotossensores ainda deve demorar em São Luís
Troca definitiva dos fotossensores ainda deve demorar em São Luís (fotossensores)

SÃO LUÍS - O Município de São Luís não deu prazo para a troca definitiva dos fotossensores, equipamentos responsáveis pelo controle de velocidade dos veículos. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), a licitação para a escolha da empresa que será responsável pela substituição dos equipamentos ainda está “em fase inicial”.

Questionada por O Estado, a pas­ta não informou as razões para a mudança da empresa. Os equipamentos antigos que foram retirados das vias haviam sido instalados em abril de 2014, pela empresa paulista Arco Sinal que, na ocasião, substituiu a EIT-Trana, empresa cearense até então responsável pela sinalização das vias da cidade.

Enquanto a troca definitiva dos equipamentos não é feita, vários trechos das avenidas de São Luís estão sem o controle de velocidade dos veículos. Na Avenida dos Holandeses, por exemplo, ao lado da Lagoa da Jansen – onde os veículos tinham que obedecer a um limite de velocidade de 60 km/h –, a preocupação dos pedestres é grande, já que, sem os equipamentos, o risco de acidentes aumentou.

Outro trecho exposto e cujos fotossensores foram retirados é na Avenida Colares Moreira, em frente ao Tropical Shopping. No local, é grande o fluxo de pedestres que se deslocam para os seus locais de trabalho e faculdades. “É complicado porque, muitas vezes, com o sensor, o motorista tinha a preocupação de parar no sinal vermelho. E agora não vai ter mais isso. É um risco para a gente ser atropelada”, disse Maria Cândida, universitária.

Outros pontos
Na edição de ontem, O Estado verificou que outros pontos da cidade estão sem controle da velocidade dos veículos. Um deles é na Ponta do Farol. No local, não foi constatada a presença de agentes da SMTT.

É complicado porque, muitas vezes, com o sensor, o motorista tinha a preocupação de parar no sinal vermelho. E agora não vai ter mais isso. É um risco para a gente ser atropelada”Maria Cândida, universitária

De acordo com a Prefeitura de São Luís, a cidade contava com 36 fotossensores. Além destes equipamentos, a capital maranhense ainda possui outras 15 barreiras eletrônicas.

Relembre
Em 2014, a Arco Sinal foi denuncia­da ao Tribunal de Contas do Esta­do (TCE) do Maranhão por supos­to “favorecimento” no pro­cedimento licitatório vencido por ela. Segundo a EIT-Trana, responsável pela denúncia, a modalidade escolhida pa­ra o certame não foi a ideal. Nenhum representante da Arco Sinal foi localizado por O Estado para tratar do assunto.

Números

36 é a quantidade de fotossensores que estavam instalados na capital maranhense
2014 é o ano de instalação dos equipamentos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.