Violência

Rodoviários atribuem alta de assaltos à baixa atuação da PM

Houve aumento de 47% na quantidade de assaltos a ônibus no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Foram 84 assaltos a ônibus em março,  na região metropolitana.
Foram 84 assaltos a ônibus em março, na região metropolitana. (onibus)

SÃO LUÍS - O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Estado do Maranhão (Sttrema) atribuiu o aumento da quantidade de assaltos a ônibus na Região Metropolitana de São Luís à diminuição das ações que vinham sendo feitas pela Polícia Militar (PM) na região. Segundo a entidade, a quantidade de ocorrências registradas no primeiro trimestre deste ano superou o total contabilizado no mesmo período do ano passado.

De acordo com os números divulgados ontem, houve um aumento de aproximadamente 47% na quantidade de assaltos a ônibus em São Luís, passando de 153 no primeiro trimestre de 2016 para 225 nos primeiros três meses de 2017.

Somente no mês de março, foram registrados 84 assaltos a coletivos, superando o quantitativo do mês de fevereiro, quando ocorreram 64 assaltos. Em janeiro deste ano, conforme mostram os dados do Sttrema, foram 74 crimes do tipo.

No que diz respeito às localidades onde mais acontecem, os dados do sindicato mostram que o maior número de ocorrências no mês de março foi na região do Bacanga, Anel Viário, Monte Castelo, Maranhão Novo, Terminal da Cohama, Planalto Pingão e Maracanã.

Causas
Na opinião de Isaias Castelo Branco, presidente do Sttrema, a Polícia Militar tem diminuído a sua atuação em diversos pontos da capital maranhense, o que vem facilitando a ação dos criminosos e, consequentemente, aumentado o número de assaltos aos coletivos.

Como exemplo, ele citou as atividades do Batalhão Tiradentes, responsável pelo patrulhamento do transporte coletivo, que diminuíram, juntamente com Operação Busca Implacável, desenvolvida pelo comando da PM, que também recuou, na avaliação do sindicalista.

“Vamos mais uma vez pedir uma assembleia com o secretário de Segurança, para que eles possam ouvir os trabalhadores e tomar novas medidas”, disse Isaias Castelo Branco. Ele afirmou também que, em algumas ocasiões, os policiais quando entram nos coletivos apenas validam o cartão na catraca para comprovar que eles estiveram no ônibus e não fazem as devidas abordagens nos passageiros.

“Vamos mais uma vez pedir uma reunião com o secretário de Segurança, para que eles possam ouvir os trabalhadores e tomar novas medidas”Isaias Castelo Branco, presidente do Sttrema

Policiamento
Em nota enviada a O Estado, a Polícia Militar informou que realiza permanentemente abordagens a coletivos e transeuntes, com a Operação Busca Implacável. O objetivo é prevenir assaltos a ônibus. A ação tem caráter contínuo na região metropolitana, com envolvimento de diversos batalhões.

A operação tem por estratégia o elemento surpresa e a cobertura de corredores, pontos de ônibus e bairros. A Polícia Militar disse que conta com grupos especializados no combate a assaltos a coletivos, como, por exemplo, o Batalhão Tiradentes, que é um dos que realiza trabalho direcionado visando coibir esta modalidade de crime.

A Polícia Militar informou, ainda, que desenvolve a Operação Malha Metropolitana, com barreiras em toda a região metropolitana, em horários pré-definidos. O policiamento ainda é reforçado com viaturas (carros e motocicletas).

NÚMEROS

225 assaltos a ônibus foram registrados no primeiro trimestre deste ano

153 assaltos a ônibus foram registrados no primeiro trimestre no ano passado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.